quinta-feira, 24 de setembro de 2009

QUALQUER SEMELHANÇA, NÃO É CUINCIDÊNCIA

No fundo, Ramiro era uma criança como as outras. Oriundo de uma familia pobre, percorreu os mesmos caminhos. Andava descalço, guardava galinhas e perús, espantava pardais e comia pão com pão. Nunca passou fome mas não conhecia a fartura.
Foi á Escola, e foi bom aluno.
Filho de mãe solteira, depressa aprendeu a viver com esse estigma, e a fazer-se respeitar. Muitas vezes teve de usar a força, e exebia orgulhosamente o rosto marcado por nodoas negras e escoriações várias. Mas criou o seu espaço.
Cedo começou a ganhar o seu pão. Foi dificíl, mas teve sorte. Caiu numa casa de gente do bem, onde lhe moldaram a personalidade, e lhe transmitiram codigos de honra, regras de comportamento e exemplos de vida, que foram vitais para a sua formação emquanto homem e cidadão.
Combateu em Africa, em nome de uma ilusão que não era sua. Mas gostou daquela terra e daquela gente. Em terra de Pretos, fêz bons amigos de todas as cores, e conheceu muitos filhos da "outra". Eram todos Brancos.
Foi um jovem de sucesso entre as mulheres. Casou por amor, e nasceram-lhe três filhos, em função dos quais continua a defenir as suas prioridades.
Ramiro pensa que é boa gente, bom Pai e bom Marido. Não se embebeda e entra cedo em casa. Ás vezes, até ajuda no lar, e defende a teoria de que em casa quem manda é a Mulher.
Não tem medo dos outros nem das dificuldades da vida, mas teme pelo futuro dos seus e do seu povo.
Já enfrentou a morte sem temor, mas é capaz de chorar perante uma cena dramática, ou a emoção de um reencontro.
Bem vistas as coisas, Ramiro é um sentimentalão.

2 comentários:

  1. "COINCIDÊNCIA"
    O problema de quem navega um barco que não sabe conduzir, é não saber como desfazer uma má manobra. Eu bem tentei, mas cada vez estava mais baralhado...

    ResponderEliminar
  2. Não desista! Mesmo metendo alguma água vai ver que consegue levar o barco a bom porto. É só questão de ir praticando.Deixe que lhe diga que já vi marinheiros de carreira fazerem pior figura.
    Um abraço.

    ResponderEliminar