sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PENSO EU DE QUE...

Sempre fui de reagir por impulso, e muitas vezes me arrependi depois. Claro que as primeiras reacções, são sempre as mais autenticas, mas raramente são valorizadas como tal.

Hoje é um dos dias em que me sinto particularmente chateado. Tudo porque me envolvi em discussões que não queria ter, mas o tal impulso, foi mais forte do que eu.

Sempre defendi a livre opinião, e a manifestação pública da mesma. Entendo aliás, que o exercício da cidadania, passa pela intervenção dos cidadãos na vida pública, quer a nível politico, desportivo, social ou de qualquer outra índole.

A intervenção critica do cidadão é particularmente importante, quando se destina a denunciar situações de claro prejuízo para a comunidade.

Julgo no entanto que a critica deve ser sempre devidamente fundamentada, e obedecer a critérios que permitam a defesa dos atingidos. Penso também que deve ter em conta que criticáveis não são as instituições, mas as pessoas que as dirigem. Não separar as aguas, pode levar a situações injustas, e naturalmente a reacções de protesto.

Sem comentários:

Enviar um comentário