terça-feira, 1 de setembro de 2009

CARTA AO PRESIDENTE DA NOSSA BOLA: (ou o ca gente na faz por um amigo)

Exmo. Sr. Presidente da bola cá de Mora, resolvi escrever esta carta a vocemeçê, que é para pedir um favor que não é para mim, que não tenho nada com isso, mas é para um amigo que diz que tem um puto que é bom de bola. Pelo menos é o que ele diz, mas o que ele diz, a mim nada me diz, que já o conheço de gingera. Mas como é para jogar aì, tanto me faz.
Diz o meu amigo que o futebol do filho é musica para os olhos de quem o ouve, e para os ovidos de quem o vê. Ou ao contrario, que na ma lembra bem, e ele explica-se mal como ó caraças. Diz até que as suas fintas fazem lembrar obras musicais como o Diluvio Azul, e a Carmina Buraca, e joga melhor do que a Maria Botânica canta. Todo gente que eu na conheço, mas ele é muito bem relacionado. Disse-me tambem que ele até já tem imagens no IU TUBO, que pelo que percebi, é assim uma especie de televisão, mas em redondo.
O meu amigo passou a tarde a pagar-me imperiais na esplanagem do Custódio da Caniçeira, que tambem é aì de Montargil, e depois de uma tarde a beber á Muá, não podia negar-lhe o favor. Tambem não entendo porque raio ele acha que voçês vão fazer caso de mim, mas tambem ele nunca foi muito esperto.
Bom, mas para falar do puto a voçês, tinha de o ir ver jogar. Foi o que fiz.
De facto, ele não joga mal; joga munta mal. Mas não tanto como se possa pensar; é pior ainda. Joga com os dois pés, só que ao mesmo tempo o que dificulta um pouca o equilibrio. Tem um razoavel jogo de cabeça. Só é pena não ter cabeça que se aproveite. Tem a caracteristica de jogar de cabeça levantada. Até lhe chamam cabeça no ar. Manifesta grande empatia com o público, que não lhe regateia apoio: " ó pá, vai pó tê monte","larga a bola ó urso", "levá pra casa ó camelo". Mas ele na sua humildade, não se envaidece. É m jogador que desce com facilidade, mas tem dificuldade em entender onde fica a baliza. Tambem sobe com muito aproposito. Ainda ontem foi apanhado em cima de uma nogueira do Chico da Adega, caté a mulher dele o correu á pedrada. Mas graças á sua velocidade, não saiu lesionado.
Apesar da sua juventude, é um jogador bastante adultero, na sua forma de jogar.
É um jovem de sucesso entre as raparigas, mas não deixa que isso interfira na sua carreira. Ainda há dias, a Tina da praça, que é rapariga que entende dessas coisas, dizia que ele era frango de aviário, que não cantava nem galava. Não percebi bem o que aquilo quer dizer, mas só pode ser um elogio, que vindo da Tina, não é bricadeira.
Seja como fôr, o que eu queria era que voçês me livrassem do chato do pai, que é mais custoso de aturar que uma carraça, e não é por uma tardada de impes, que paga isso. tanto mais que ele é um unhas de fome, que eu bem tentei cravar-lhe uma choriçazita, ou uma farinhera, para acompanhar as imperiais, mas tá queto. Nem ervelhanas. Uns tramoços salgados como o caraças, e já vás bem.
Se por acaso não precisarem de um jogador com estas caracteristicas, tambem não perdem nada com isso.

Desde já agradeço a intenção que me foi dispersada, sou intencionalmente

Zé Lagarto atravessado de Escaravelho

Sem comentários:

Enviar um comentário