terça-feira, 29 de setembro de 2009

CUMEADAS, O TREINADOR

O Cumeadas era para muitos, o melhor treinador que passara pelo bairro. Claro que nem todos pensavam o mesmo. Aliás, nem outra coisa seria de esperar. Lá por sermos um clube pequeno, tínhamos direito ás mesmas polémicas e falatórios dos grandes clubes.

Os que gostavam dele, diziam que a equipa praticava um futebol bonito e eficaz, os que não gostavam diziam que com aquele futebol o clube não ia a lado nenhum.

Os que gostavam dele, diziam que a equipa estava bem orientada, obtinha bons resultados, tudo fazia para trazer gente ao estádio, e até conquistava títulos, apesar da federação não apoiar o Clube, e das péssimas arbitragens, sempre em prejuízo do Clube.

Os seus detractores, achavam que ele apenas conquistava títulos menores, não tinha conhecimentos técnicos para a modalidade, afastava os espectadores do estádio, mantinha-se sempre em litigio com a federação, e alguns até propuseram que se muda-se para outro campeonato.

Certo dia, talvez farto de tanta injustiça, talvez por perder a paciência ou simplesmente por cansaço, anunciou que ia abandonar a modalidade.

A maioria ficou preocupada. Conseguiria o Clube arranjar alguém capaz de substituir um treinador competente, conhecedor da modalidade, e que sempre merecera a sua confiança?.

Outros porem, logo manifestaram a sua satisfação pala saída dum técnico que consideravam incompetente, autoritário e que só escolhia jogadores para algumas posições, normalmente erradas.

Todas as moedas têm duas faces e por incrível que pareça, podemos estar todos a olhar para elas, e ver coisas diferentes.

Confesso que sou suspeito, porque gosto do treinador. É um direito que eu tenho, da mesma forma que não contesto o direito dos que não gostam dele. Claro que não vou dizer que ele nunca falha, que usa sempre a táctica certa, ou que o seu modelo de jogo é perfeito. Não há tácticas cem por cento vitoriosas, nem se pode ganhar sempre.

Mas sempre acreditei na sua competência, honestidade e amor ao Clube. Ganhou muitos jogos, engrandeceu o Clube, e tentou sempre manter todos os atletas.

Acredito que o Clube vai escolher outro grande treinador, e desejo ao que sai, a maior sorte do mundo. Até sempre Mister.

3 comentários:

  1. Só não sei porque não o acompanhas, aproveita, ele é um treinador que precisa, como de pão para boca de bajuladores como tu.
    Assim ganhávamos todos dois campeonatos.

    ResponderEliminar
  2. O grande problema da nossa sociedade, é que só os que pensam como nós têm razão. Todos os outros estão errados.
    Eu, com todas as minhas limitações, prefiro ser como sou: Defendo aquilo em que acredito, mesmo admitindo que possa estar errado, e respeito os que pensa de outra forma.
    Não percebi essa de acompanhar o treinador, já que não faço parte da equipa dele. O que temos de comum, é o facto de sermos adeptos do mesmo Clube.
    Apesar de me desconsiderares, agradeço a tua visita.

    ResponderEliminar
  3. Não sou, nunca fui, um comentador de blogs.
    Não aprecio este treinador, nem sou do clube dele. Nem é ele a minha motivação para estar aqui.
    O que me traz aqui, é o facto de conhecer o autor da crónica, com quem não tenho uma relação de especial proximidade, mas que sempre me pareceu uma pessoa correcta, e que de maneira geral aprecio e respeito.
    O "jornalista", digamos assim, teceu no seu jornal, considerações sobre o treinador da "nossa" equipa, sem distinguir entre os prós e os contras de cada opinador. Sinal de honestidade.
    Quando entendeu dar a sua opinião pessoal, identificou-se de imediato como pessoa suspeita, dado o facto de "gostar" do treinador. Outro sinal de honestidade.
    Se considerarmos que o jornal é seu, e que o usa de forma limpa, sinceramente não tenho nada contra, nem me parece que haja aqui qualquer intenção prestativa, aliás, injustificada nesta altura do campeonato.

    ResponderEliminar