domingo, 20 de junho de 2010

AS MINHAS DÚVIDAS


Sou aquilo a que se pode chamar "um insatisfeito cultural". Sem qualquer formação académica, sempre procurei saber mais. Acho que todos procuramos saber mais, todos procuramos algo de diferente através de novos saberes. Muitas vezes, nem sabemos exactamente o quê, mas se existe, porque não tentar encontrar?.
É evidente que se eu decido dividir com outros as minhas buscas, sem esconder as minhas limitações, é porque elas não me envergonham, pois que delas não tenho culpa.
A minha forma de ser, leva-me a acreditar que se vive melhor ao lado das pessoas, que afastado delas. Para isso temos que aceitar e respeitar as diferenças. Nesse campo, nunca tive dificuldades. Mas há pessoas que não conseguem viver com a diferença, mas que não se limitam a ignora-la; Precisam de a atacar, de a ofender e de a humilhar. Mas não o fazem à luz do dia. Agem como sombras demoníacas, como nuvens negras carregadas de cobardia e traição.
Tenho pena dessa gente. Nunca serão livres e nunca se livrarão do medo. Caminharão na rua com medo do ruído que vem das suas costas, e terão receio da próxima esquina.
Por mim, continuarei a amar a vida e as pessoas; Continuarei a tentar aprender e compreender tudo o que me rodeia, e continuarei a não aceitar ser castrado nas minhas ideias, nem domesticado nas minhas reacções. Com todas as minhas dúvidas.

1 comentário:

  1. Há-de haver sempre quem ache que os outros lhe sujam a água que bebem, mesmo quando estão da parte de cima do riacho.

    "Nenhum homem te impedirá de viver segundo a razão da tua natureza. Nada te acontecerá contra a razão da natureza universal"

    (Marco Aurelio)

    ResponderEliminar