segunda-feira, 15 de março de 2010

A IGNORÂNCIA



Neste tempo conturbado, em que a modernidade invade o nosso mundo de coisas boas e más, de valores duvidosos e códigos suspeitos, é a ignorância umas das coisas que mais me preocupa.
É certo que há pessoas conscientes das suas limitações, e que se esforçam para melhorar a sua capacidade de compreender o mundo que as rodeia, mas há uma fatia enorme de gente que não só desconhece a sua ignorância, como pensam que sabem muito, normalmente mais que os outros.
O pior é que a ignorância não atinge só pessoas de baixa escolaridade. Atinge também pessoas que teoricamente, deveriam ter conhecimentos acima da media.
Todos os dias assistimos no nossa quotidiana, a comportamentos alarmantes. No trabalho, na rua, na estrada, nos hospitais, nas repartições públicas e em tudo o que é lado, incluindo a mesa do café. Alguns desses ignorantes, até atingem lugares de topo.
A ignorância arrasta consigo todo o tipo de comportamentos errados: Violência, preconceito, racismo, intolerância, etc. etc. etc.
Há ignorâncias inofensivas, mas outras são altamente perigosas, e podem vitimar qualquer um. A maioria dos comportamentos menos dignos, têm por base a ignorância.
A incompetência e a injustiça, são quase sempre motivadas pela ignorância.
O que podemos nós fazer? o que posso eu fazer? Quando tento discutir sobre isto, normalmente chamam-me doutor, e ás vezes até, que tenho a mania que sou esperto.

2 comentários:

  1. Excelente Post, caro Aníbal.
    Esta ignorância moderna, que bebe vinho de pacote, e arrota a Pera Manca, é um travão enorme em qualquer evoloção.
    O que podemos fazer? Denunciar, que é afinal, o que está afazer.

    ResponderEliminar
  2. Caro António, obrigado pelas suas palavras.

    Amigo J, não considerei necessário publicar a sua interversão.
    Resposta segue via MP no Fórum.
    Abraço.

    ResponderEliminar