sábado, 27 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO TEATRO



Celebra-se hoje o Dia Mundial do Teatro. Não posso dizer que sou um entendido, mas sou seguramente alguém que adora teatro. Infelizmente poucas são as oportunidades de "ir ao teatro", como se dizia quando o teatro era consumido pelo Povo. Hoje, sabe-se lá porquê, o Teatro é um bem raro.
Neste dia, quero dizer duas coisas: 1º,Saudar o Grupo METAMORPHOSES, de Cabeção, e o Grupo MENSAGEM, de Montargil. O primeiro por ser do nosso Concelho, e o segundo por ser da minha terra, e também por ter passado por lá, ainda que de forma fugaz.
Depois quero perguntar às pessoas que gostam de Teatro na nossa terra, porque não podemos ter também o nosso grupo. Nós, que até temos pessoas com formação na área, e que penso estarem disponíveis.
Fica aqui o lamiré, e a promessa de que estou disposto a contribuir.

4 comentários:

  1. Ora viva, amigo Aníbal.
    Estou admirado por ninguém ter ainda respondido ao seu lamiré, até que o desafio era pertinente e o tema deveras interessanta.
    Relativamente ao assunto, deixe-me enviar umas opiniões para incentivar a participação e a troca de pontos de vista.
    As experiências de teatro em Mora, que me recorde, sempre foram fugazes. Os mais velhos ainda recordam uma célebre peça de teatro musical (revista?) "Moralinda", nos anos 40 ou 50. Depois disso, no final dos anos 60, um grupo de carolas, de que faziam parte, entre outros o Catita, o Caldeira, a Maria de Fátima David e a Maria Luisa, trabalhou e levou à cena "As duas causas". Mas o grupo desfez-se.No princípio da década de 70, aproveitando a onda do Zip-zip, ainda se criaram alguns espectáculos. Ao nível das escolas, recordo-me de alguns teatrinhos levados a cabo pela professora D. Maria da Nazaré.
    Mas, a realidade é que estes exemplos não frutificaram. As tradições são o que são. Se existem é porque se conseguiram manter e se não existem é porque, ou se perderam ou, simplesmente, nunca se criaram.

    Um abraço.
    C.B.

    ResponderEliminar
  2. Amigo CB, obrigado pela participação.
    De facto parece que o Teatro nunca teve muitos seguidores em Mora. Mas havia um Teatro, muito bonito por sinal, onde hoje está o Centro Paroquial, ora se havia sala, provavelmente também havia actuações.
    Na verdade, hoje há uma panóplia tão grande de ofertas para ficar em casa, que as pessoas dificilmente saem para qualquer coisa.
    Mas estou convencido de que aparecer um grupo disposto a representar, nem que seja para si próprio, acaba por conquistar público.
    Pode ser que aconteça...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Por falta de tempo já há alguns dias que não passava por aqui, coisa que costumo fazer regularmente, mas não quis deixar a oportunidade de completar o tema abordado, atempadamente, pelo amigo Anibal e o comentarista C.B. Pois falando de teatro, aos interessados deixo a informação de que decorre em Cabeção o Festival Encontr'Arte levado a cabo pela já mencionada companhia Opsis Metamorphose, de Cabeção. Assim temos:
    2 de Abril - "Do Outro Lado"
    11 de Abril - "Histórias da minha avó"
    17 de Abril - "Uma Viagem Para lá do Fim"
    22 de Abril - "Verdade ou Consequência"
    23 de Abril - Concerto com os "Mute"

    De salientar que Cabeção possui uma razoável sala de espectáculos, na Casa do Povo.
    Espero que a informação tenha sido útil.
    Um abraço
    Divirtam-se

    ResponderEliminar
  4. Amigo Zé, qualquer divulgação sobre cultura, é sempre útil.
    Já conhecia o programa, e tenciono lá ir.
    Obrigado pela participação neste cantinho.

    Aníbal

    ResponderEliminar