domingo, 15 de janeiro de 2012

COMERCIO TRADICIONAL

Quem habitualmente frequenta as grandes superfícies comerciais para fazer as suas compras no conforto do ar condicionado , quer sejam apelativos hiper mercados, quer sejam modernos centros comerciais, onde se perdem na enormidade da oferta de tudo para tudo, ao preço da uva mijona, não faz ideia do que eram as lojas do meu tempo de marçano.
Muito poucas pessoas com menos de 40 anos, fizeram compras na Casa Travassos, ou na Pérola de Montargil, as duas principais Casas Comerciais da minha terra (Montargil) nessa época, embora houvesse outras igualmente bem fornecidas.
Aquilo a que agora se chama atendimento personalizado, não é nada comparado com a forma como se atendiam os clientes nas lojas desse tempo. Mesmo o actual Comercio Tradicional, está longe do verdadeiro universo, que eram as lojas de antanho, neste caso, da nossa terra.
Havia uma relação de confiança entre o Comerciante e os seus clientes, (fregueses) e estes por sua vez, tornavam-se fieis consumidores da casa.
O Sábado, era o grande dia das compras alimentares, principalmente para os clientes vindos do campo, que tinham de se preparar para uma semana, ou quinzena de “cesto aviado”, nos diversos trabalhos agrícolas, a que a grande maioria se dedicava.
Nos tempos mais difíceis, os comerciantes forneciam os seus clientes a crédito, o que faziam em segredo, sem dar nas vistas, pois considerava-se que era algo que apenas dizia respeito aos próprios. Os clientes por sua vez, assim que lhes era possível, apressavam-se a cumprir os pagamentos em divida. Apesar de um tempo difícil, a nossa gente era de uma honestidade a toda a prova, e cumprir as suas obrigações, era uma questão de honra.
Os comerciantes da nossa terra, eram de uma forma geral, também consideradas pessoas honestas, e como tal respeitadas.

Este texto, para alem de um exercício de memória, é também uma homenagem aos Comerciantes do meu tempo, bem como aos seus Caixeiros e clientes.
Como é natural, a Casa Travassos era a que conhecia melhor, pois era aí que trabalhava, mas as existências de todas elas, eram muito próximas.
Vou procurar fazer uma descrição fiel (tanto quanto permite a minha memória)das diversas secções e respectivas existências. Os mais novos ficarão por certo surpreendidos com a panóplia de artigos que essas lojas forneciam. Devo acrescentar que dito popular”há tudo como na farmácia”, é uma injustiça para essas lojas, elas sim, verdadeiramente abrangentes no seu mister:

MERCEARIA
Massas, açúcar, arroz, farinhas, bacalhau, conservas, azeites.
CHARCUTARIA
Enchidos diversos, banhas, queijos, bolos, bolachas, chocolates, marmeladas.
ARTIGOS DE CAÇA
Cartuchos, pólvoras, escorvas, chumbos diversos, buchas e equipamentos.
TECIDOS
Terylenes, sarjas, cretones, cutins, tafetás, chitas, gangas.
PRONTO VESTIR
Senhora: Saias, blusas, casacos, camisetas, camisolas, conjuntos diversos e toda a espécie de langeri.
Homem: Calças, casacos, camisas, camisolas, pulôveres, chapéus e roupas interiores.
Criança: Praticamente o mesmo, em tamanhos pequenos.
LOUÇAS E VIDROS
Talheres, pratos, copos, chávenas, tachos e panelas em esmalte ou alumínio, panelas em barro para lume de chão, cântaros e barris para água.
DROGARIA
Ocres, almagres, dióxido de ferro, tintas, vernizes, diluentes, pincéis, ceras para soalhos.
FERRAGENS
Fechaduras, aldrabagates, dobradiças, pregos, cavilhas, trincos.
ARTIGOS DE LIMPEZA
Detergentes(Omo, presto, sunil) lixívias (brilhante, javisol e vulgares) Sabão (rosa, azul, amarelo, clarim), potassa, palha de aço, esfregões de arame, solarine.
HIGIENE PESSOAL
Pastas dentífricas,(colgate, pepsodente, signal, couto, binaca) Sabonetes,( Lux, Ach Brito, musgo real, 444 para depois de barbear, Pitralon, restaurador Olex, cremes diversos.
RETROSARIA
(Abro aqui um parêntesis para dizer que esta era a secção que nós, caixeiros, mais gostava-mos, pois era ela que justificava a presença quase permanente das meninas aprendizes das várias modistas da nossa terra.)
Linhas, lãs, botões, alfinetes, agulhas, elásticos, rendas, bordados, gregas, vivos, pregadeiras.
COMBUSTÍVEIS
Petróleo iluminante, álcool azul, álcool etílico.
PAPELERIA
Livros escolares, lápis, canetas, ardósias, cadernos, sebentas, malas escolares, papel de carta, envelopes.
TABACARIA
Tabaco Porto, SG, Sagres, Definitivos, 20-20-20, Provisórios, Kentuque, Onças Gama e Duque, Mortalhas Galo e ZIG Zag.
FUNERÁRIA
Urnas, coroas e flores artificiais diversas.

Tenho a clara sensação de que esqueci metade das coisas, mas seja como for, quando hoje passamos a essas portas, muitas já fechadas, é licito perguntar: Como é possível tudo isto caber aqui dentro?. Mas cabia, pois a arrumação era de tal forma rigorosa, que parecia quase uma religião.

Sem comentários:

Enviar um comentário