sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

BERLINDE - O regresso


Quem havia de dizer que o velhinho jogo do berlinde, esquecido pelas ultimas gerações, voltava agora cheio de força?. Claro que agora se joga com coloridas bolas industriais, que nada têm a ver com as tradicionais bugalhas, fruto das carrasqueiras selvagens que proliferavam nos matagais, e que alimentavam os arsenais da rapaziada dos idos de sessenta. Aliás, no meu tempo e na minha terra, o jogo era mesmo da bugalha. Berlinde só ouvi falar muito mais tarde.
Seja como for, é engraçado ver os meninos de agora ocupar os espaços dos recreios escolares, despachando bolinhas de buraco em buraco até à vitória final. Sim, porque no fim há sempre quem ganha e quem perde. De notar que as meninas também gosta e jogam agora um jogo que no meu tempo era só de rapazes. Sinais dos tempos. Positivos, acho eu.
Quem sabe se em breve não teremos também o regresso do pião e da pateira!!
Os velhos jogos estão de volta. E provavelmente os brinquedos artesanais também. Mas esse será um sinal bem diferente.

(Foto COMOQUE)

Sem comentários:

Enviar um comentário