quarta-feira, 12 de outubro de 2016

AMAR MORA, É COMO UM BOLO DE ANIVERSÁRIO


De repente apeteceu-me dizer bem da nossa terra. Assim mesmo, só porque sim. Ou talvez porque faço anos, e muita gente se lembrou de mim, e isso é inspirador. Grande parte destes amigos são aqui da terra que me recebeu de braços abertos há quase quarenta anos, sem me pedir nada em troca, para alem de lealdade.
Pode parecer estranha esta forma de agradecer os vossos votos misturado com uma espécie de declaração de amor a este chão.
É bom; É muito bom ter amigos e amigas que se lembram de nós, mas também é bom pertencer a um lugar que nos aceitou como fazendo parte de si.
Hoje sem sombra ideológica, tal como a abrangência das minhas amizades,quero dizer que amo este povo e esta terra. Amo o sobe e desce das suas ruas, Amo os becos mal iluminados que guardam segredos e protegem os amantes, as travessas que vão dar a muitos sítios, as longas avenidas que uns gostam e outros não, as fontes onde todos bebem e as igrejas onde só alguns se confessam. Adoro os jardins floridos e o Raia que serpenteia pelo seu leito. Venero o horizonte longínquo, visto a partir do deposito velho, e as luzes das janelas que se vão apagando ao ritmo do aproximar da madrugada. Amo o sol e o ar que aqui se respira, e vejo nesta gente a minha gente.
Mora é uma bela Mulher que junta as suas curvas voluptuosas a algumas cicatrizes, mas até essa diversidade estética me apaixona.
Não tenho a sabedoria critica dos entendidos em padrões arquitetónicos adquiridos nos bancos universitários, ou nos manuais da especialidade, mas tenho a sensibilidade própria de quem vê as coisas com os olhos do coração.
Sinto-me feliz por gostar deste terra como ela é, antes de pensar como ela poderia ser. Quando conseguimos valorizar o que somos e o que temos, seguramente que os outros o farão também.
Aos amigos e amigas que hoje me deram o privilegio de não se esquecerem de mim, agradeço com o melhor que tenho: Venham visitar Mora e o tanto que ela tem para vos mostrar. Os amigos e amigas de mais perto, esses sabem bem do que falo.
A todos vós, não vos esquecerei. Um abraço do tamanho de Mora.

Sem comentários:

Enviar um comentário