domingo, 28 de fevereiro de 2010

BARRAGEM DE MONTARGIL







Estas magnificas fotos de Andreia Silva, publicadas no Fórum de Montargil, trouxeram-me à memória os tempos em que ainda menino e moço, fazia aqueles quatro quilómetros a pé, para ver o espectáculo único da descarga.
Sempre que posso, volto aquele lugar naquelas circunstâncias. Impressiona e mete medo, mas atrai como poucas outras coisas.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

CUBA...



Algumas pessoas me questionaram sobre a morte de Orlando Zapata Tamayo.
Julgo compreender as motivações de tão súbito interesse. Felizmente para mim, sou suficientemente livre, para não estar sujeito a nenhum pacto de silêncio, e não existe nada neste mundo que eu não possa discutir, concordar ou discordar.
Ao contrario dos que agora me questionam, pois nunca os ouvi preocupados com os Guantanamos, sejam eles de Cuba, do Iraque, dos EEUU, de Israel ou de Santiago do Chile.
Sou contra todas as formas de coação física ou psicológica,quer tenham uma origem politica ou religiosa. Considero a tortura, um acto abominável, principalmente se acontece por motivos políticos.
Tenho uma enorme admiração pela resistência do Povo Cubano perante o garrote que lhe é imposto pelo imperialismo.
E tenho um sonho para um mundo melhor para todos os Povos, e estarei sempre ao lado dos que mais se aproximam do meu sonho, mesmo sabendo que não são perfeitos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

IVA sobre SOLIDARIEDADE



Alguém neste País me pode explicar porque temos de pagar imposto para sermos solidários??
As televisões dão-nos números telefónicos de redes solidárias com a Ilha da Madeira. Custo: 60 cêntimos + IVA. Mas porquê + IVA??
Parece-me imoral o Estado ganhar dinheiro com a desgraça do seu Povo.
Fiz duas chamadas, mas fiquei indignado por saber que uma parte me é subtraída contra a minha vontade, e não cumpre o objectivo da minha intenção. O meu donativo não é para o Estado.
Porque é que para exercer a minha Cidadania, e cumprir o meu dever de solidariedade para com o meu semelhante, eu tenho de pagar imposto????

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO HUMOR



Isto de escrever qualquer coisa com a intenção de ser lida por outros, é um grande risco. Principalmente quando é feito por alguém a quem o Deus da escrita não bafejou com o toque de Midas, e portanto os milagres não acontecem.
Também é um risco para quem dá de caras com um "Algarviada" de palavras, que por ausência de sentido, podem ferir a sua sensibilidade literária.
Mas que Diabo!!! até um pobre de espírito tem direito a pelo menos uma vez na vida escrever qualquer coisa. Alem disso, como já fiz um filho e plantei uma arvore, falta-me escrever um livro.
Bem, escrever um livro é capaz de ser pedir de mais, mas um texto ou outro, qualquer um atura, nem que seja com uma boa dose de humor. Aliás, eu acho que o humor ajuda a resolver muitas situações, e combate muitas outras. É o humor uma das armas que eu gosto de usar.
Não sei se consigo, mas é do humor e da sua importância interventiva na sociedade, que gostaria de falar.
Considero o humor tão importante, que acho que deve ser sempre usado no bolso da camisa, mesmo ao lado do respeito.
O humor é generoso, apaixonado, companheiro, protector e um lutador incansável.
Tal como fazer amor, fazer humor é também uma forma de entrega que permite um orgasmo mais abrangente, diria mesmo, um clímax colectivo.
É certo que a humanidade não sobrevive sem amor, mas já imaginaram a vida sem umas boas gargalhadas?.
O humor também é uma forma de combater e ridicularizar a burrice, a mediocridade e o chico espertismo que todos os dias enfrentamos.
O humor também resulta com os velhos do Restelo, retrogados e negativistas de ideias curtas, que só atrapalham a evolução dos que pensam mais longe. Uma piada inteligente pode ser mais persuasiva que uma shot gunn carregada com uma mistura de sal e zagalote. (não confundir com a graçola inconsequente e a piada de mau gosto)
Mas haverá alguma formula para o humor de intervenção? Acho que sim, mas não está ao meu alcance, nem infelizmente da maioria das pessoas.
Mas o humor simples também é importante para nos manter vigilantes. Alem disso, combate o stress, apaga as rugas e faz os olhos bonitos.
Misturando o humor com um pouco de alegria, companheirismo, optimismo e generosidade, faz-se um batido que deve ser tomado sem restrições.
Penso que é uma boa receita para fazer almas felizes.

O humor não tem idade.
É segredo da divindade
no nosso coração presente.
Sensação gostosa, incrível
que sendo no rosto visível,
não se define, só se sente.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MORA PESCA



Terminou mais uma edição da MoraPesca. Para alem da imensa panóplia de artigos e equipamentos relacionados com a arte de enganar os peixinhos, foi a oportunidade de receber muita gente na nossa terra, que seguramente levaram uma boa imagem da nossa Vila, do nosso Concelho e da nossa Gente.
Este ano, houve a atracão extra da RTP ter transmitido em directo a partir dos pavilhões da feira, um dos seus programas. Gostei de ver o Rancho de Cabeção, bem como os nossos grupos de cantares, do Concelho. Mas achei curto. Gostaria de ter visto também os InKulto e a Juventude da Escola de musica da CMM. Penso que mereciam.
Talvez para a próxima...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

MUDAR...


Hoje existem edifícios mais altos e estradas mais largas, porem temperamentos pequenos e pontos de vista mais estreitos.
Gastamos mais, porem desfrutamos menos. Temos casas maiores, mas famílias mais pequenas.
Temos mais compromissos, mas menos tempo. Temos mais conhecimento, porem menos discernimento.
Multiplicamos os nossos bens, mas reduzimos os nossos valores humanos.
Chegamos à lua, mas temos problemas para atravessar a rua, e falar ao nosso vizinho.
É tempo de mais liberdade, porem de menos alegria. Temos casas mais bonitas, mas mais lares desfeitos.
Por isso...
Passe mais tempo com a sua família e os seus amigos. Visite os lugares que ama.A vida é uma sucessão de momentos para serem desfrutados, não apenas para sobreviver.
Cada dia, hora e minuto, são especiais. Você não sabe se não será o último.

UM BOM COMEÇO DE MUDANÇA.


(recebido por e-mail)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"ESCONDARELOS"


Escondarelos, também chamado de "esconde esconde" ou ás "escondidas", era um jogo infantil que todos jogamos, onde um dos jogadores ficava a contar de olhos fechados, enquanto os outros se escondiam. No fim da contagem, o contador procurava os escondidos, até os encontrar.
Hoje há quem jogue grandes "jogos escondidos", mas que são difíceis de apanhar.
Diz o Poeta que "vemos ouvimos e lemos, não podemos ignorar". Não podemos ignorar, nem podemos fazer nada, já que eles têm a casa bem protegida pelas leis que eles próprios fizeram.
Tudo o que se vê, se ouve e se lê, de acordo com as suas leis, de nada serve. Então o que é que serve??? A declaração voluntária de culpa??.
Os Capos tomaram conta desta Palermo, e descem a avenida sobre passadeira vermelha. As suas mães, abrem alas. Estão todas grávidas.
A sucessão está assegurada.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

RECORDAÇÂO



Diz o Poeta que só se lembra dos caminhos velhos, quem tem saudades da terra.
Neste caso concreto, não se trata de caminhos velhos, mas de caminhos que já não existem. Mas a visão daquela passagem superior perdida no meio do nada,e que já não leva a lado nenhum, trás-me sempre à memoria os caminhos que me trouxeram a esta terra.
Hoje, os estranhos que por ali passam não entenderão aquele corpo estranho desfasado da paisagem, mas nós sabemos que por debaixo e por cima dele, já passou muita vida.
Por mim, ficaria ali para sempre.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

VAMPIROS







No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vem em bandos
Com pés veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

A toda a parte
Chegam os vampiros
Poisam nos prédios
Poisam nas calçadas
Trazem no ventre
Despojos antigos
Mas nada os prende
Às vidas acabadas

São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

No chão do medo
Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos
Na noite abafada
Jazem nos fossos
Vítimas dum credo
E não se esgota
O sangue da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

ZECA AFONSO

domingo, 14 de fevereiro de 2010

DIA DOS NAMORADOS



Dia de celebrar a união entre casais, sendo comum a troca de presentes e flores. É um dia carregado de simbolismo, onde se comemora o amor.
A todos os apaixonados, "Por este Raia acima", deseja um dia cheio de paixão.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MANDELA - 20 anos de liberdade



Nelson Mandela comemora hoje o 20º ano da sua libertação, depois de 27 de prisão. Grande ícone da luta contra a segregação racial na África do Sul, participou na CARTA da LIBERDADE, documento fundamental para a luta anti-apartheid. Foi também comandante do UMKHONT WE SIZWE, ( Lança da Nação) braço armado do ANC.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UMA OBRA DIGNA DE OSCAR



Hollywood produz enormes talentos, muitos deles ganhadores dos famosos Oscares da sua Academia.
Outro Óscar, não de Hollywood, mas de outra fabrica de sonhos, produziu ontem uma obra de arte digna de ser mostrada ao mundo.


Arriba Tacuara

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MADEIRA



Mas estará tudo doido.
Como é que partidos de esquerda foram defender o "offshore" da Madeira?
Que Apocalipse aconteceu para eu vir aqui escrever um texto a defender o PS de Sócrates?

Como podemos nós dar, no actual contexto, benefícios a uma região que, exceptuando Lisboa, é a mais rica de Portugal?

Como se pode pôr os Açores, uma das nossas regiões mais pobres e necessitadas, e no entanto, das mais cumpridores a nível orçamental, no mesmo saco que a Madeira?

Se é para acabar com o "offshore", e instalar a igualdade de direitos e contribuições, então vamos em frente camaradas!

(In Bomba Liberdade)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

LÚCIA LYA, LÚCIA LYA








Lúcia foi o seu horizonte mais distante. Tão distante que acabou inatingível.
Barka amou-a mais que a sua própria vida, e pagou caro por isso. Ele próprio fruto de amores fugazes, não soube e não pode alimentar o fogo que aqueceria Lucia Lya. Aquele amor sempre vivera de lampejos raros, que oposições severas descuidavam.
Encontros fugazes eram claramente insuficientes para alimentar o espírito libertário e carente de Lucia, assim impelida para a busca de outros afectos.
Do outro lado da barricada que a vida teimava em impor-lhe, Barka sofria com as noticias que lhe chegavam, dando conta dos devaneios infiéis de Lúcia Lya.
Sentindo-se insuficiente, sem saber como reagir, Barka sentia aquele amor fugir-lhe por entre os dedos como sombra escapadiça. Longe dela, longe de si próprio, incapaz de reagir e de vencer a inercia que se apoderava dele, chorou a sua dor. E meu Deus, como doía.
Na verdade, aquele amor fora sempre maior que a sua capacidade para o suportar. A sua ingenuidade e os seus sonhos ilusórios, nunca o ajudaram a compreender os meandros de uma realidade que ele nem sabia que existia.
Desiludido, Barka partiu para outros reinos, quem sabe em busca de novas Princesas. De Lúcia guardou carinhosas lembranças. Dele próprio, desaparecido entre a bruma, nunca mais ninguém ouviu falar.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O CERCO



Um ano após o fim da ofensiva do exercito Israelita contra Gaza, a Amnistia Internacional afirma que Israel deve acabar com o bloqueio à Faixa de Gaza, que deixa mais de 1,4 milhões de Palestinianos isolados do mundo exterior, e numa luta desesperada contra a pobreza.
O algoz continuam a fechar portas. Não se admirem pois, se for usada violência para abri-las.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

OUTROS TEMPOS



DOURO-LITORAL - Boletim da Comissão Provincial de Etnografia e História, publicava em 1959, esta informação.
Outros tempos...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

BARRACUDA



O velho Submarino despediu-se do mar a semana passada, e irá morar em Cascais, transformado em Museu. Isto ao fim de 47 mil horas de navegação, um percurso equivalente a 36 voltas ao mundo, e mais de 300 missões.
Foram 42 anos de vida operacional, cheios de aventuras e muitos sustos, servindo-se sempre do tradicional desenrascanso Português, para contrapor à tecnologia dos outros.
A sua coroa de glória teve lugar em Maio de 83 no estreito de Gibraltar, durante manobras da NATO. Consegue colocar-se debaixo do famoso porta aviões nuclear USS EISENHOWER, e afunda-lo, ainda que virtualmente.
Ao que parece, a sua tecnologia era tão obsoleta, que não constava nos detectores da armada Americana. Aquela lata de sardinhas com 57 metros, venceu mesmo aquele colosso com mais de 300 metros, e que estava protegido por 2 cruzadores, 2 navios de protecção aérea, e um contra-torpedeiro.
Quem percebe disso, sabe que se fosse a sério, o EISENHOWER tinha mesmo ido à vida.
Mas da humilhação, não se livrou.

Honra ao BARRACUDA e ás gerações de marinheiros Portugueses que por lá passaram.

(Pesquisa:Público)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

DE NOVO AO ATAQUE



A máxima "Quem se mete com o PS, leva", continua a cumprir-se. Desta vez a fava calhou a Mário Crespo, que hoje já foi impedido de publicar a sua crónica no JN.
Sócrates não perdoa, mas gostaria de saber o que quer dizer quando se refere a M.Crespo como "mais um problema a resolver".