terça-feira, 3 de julho de 2012

CÃES, GATOS E RATOS



O caloteiro ferra o cão sem o levar ao ferrador; 
Quando os cães ladram e a caravana não passa, alguém enganou a matilha; 
Cão que ladra e não morde é por já não ter dentes caninos; 
Quando de cão a cão sete léguas vão, 35 km os separam; 
Dizem os algarvios que alentejanos e cães de caça é tudo a mesma raça, mas nem por isso a gente os trata abaixo de cão; 
Os vizinhos querem-se cordatos.
Diz quem viu que os coreanos comem cachorros como aqui se papam cabritos e leitões. Por cá, cachorro não se assa. Quando muito vai ao forno de microondas para aquecer a salsicha. Os antigos chamavam cão tinhoso ao demónio que tinha tinha.
Gato que se alambaza com o conduto da nossa merenda é gatuno. Gato escaldado ter medo de água fria é sinal de trauma psicológico ou stress agudo. Em noite de breu todos os gatos são pardos. Se a lua cheia não estiver envergonhada, já não é bem assim. Gato escondido com rabo de fora arrisca-se a ficar rabeta. Quem não tem cão caça com gato e depois, se quiser fazer gato-sapato do freguês, impinge-lhe gato por lebre. Com gatos de arame, versão pioneira do agrafo, consertavam-se os cacos da loiça partida. Agora, que tudo é descartável, gatos desses só nos antiquários.
João Ratão que não era fino como um rato, por ser guloso ou ter um rato no estômago morreu cozido e assado no caldeirão; Rato de sacristia sabe tudo de paramentos, sermões e missas cantadas.
Cães, gatos e ratos de estimação, quem não os tem ou teve? Na banda desenhada, no desenho animado, na série televisiva, é só escolher: Lassie, Rex, Max, Rim tim tim, Pluto, Snoopy, Milú, Dartacão, Aristogatos, Garfield, Felix, Sylvester, Fígaro, Mickey, Jerry, Speedy Gonzalez, Topo Gigio…
A cadela Laika, primeira mártir da conquista do espaço, os Gato Fedorento, humoristas de quilate e o rato de computador que sempre se esquiva da ratoeira, são os meus preferidos.


Prates Miguel  ( Escritor Montargilense)

Retirado Daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário