quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TELE-MEDICINA


"Telemedicina pode ser definida como o conjunto de tecnologias e aplicações que permitem a realização de ações médicas à distância. É possível que novas modalidades de acção médica, onde a telemedicina esteja sendo aplicada, surjam com grande velocidade nos próximos anos. Nos dias de hoje, vem sendo aplicada mais frequentemente em hospitais e instituições de saúde, que buscam outras instituições de referência para consultar e trocar informações (Telemedicina e Telessaúde. Entenda melhor sobre o assunto).

Também vem sendo aplicada para discussões de casos clínicos, auxílio diagnóstico, assistência a pacientes crónicos, idosos e gestantes de alto risco, assim como na assistência direta ao paciente em sua casa."

Este conceito aqui definido pela Wikipédia, parece não ser do interesse do Centro de Saúde de Mora.

Segundo se consta, a unidade de Tele-medicina de Mora, vai ser transferida para Borba, porque o quadro eléctrico do nosso Centro de saúde, não suporta a carga necessária para fazer funcionar o equipamento. Parece que por uma questão de umas centenas de Euros que custaria o reforço do quadro eléctrico, a nossa gente vai perder esta mais valia.

Não sei quem é o culpado, nem quero saber, mas a ser verdade, isto se não fosse mórbido, seria anedótico.





2 comentários:

  1. Pode ser que o Dr. Caldas de Almeida, que vem de novo ocupar a direcção do CS de Mora, venha a tempo de evitar esse absurdo.

    ResponderEliminar
  2. Já fui, por duas vezes, utilizador da tele-medicina no Centro de Saúde de Mora. O material usado resume-se a um computador uma pequena câmara de filmar (webcam) e uma ligação telefónica.
    Essa do quadro eléctrico não ter potência só pode ser anedótico!!!

    ResponderEliminar