segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SOLIDARIEDADE

À porta das grandes superfícies ou dos pequenos mini-mercados, lá estão as Senhoras do Banco Alimentar a apelar à solidariedade dos que vão entrando para fazer as suas compras habituais ou natalícias.
Tempos houve que estas dádivas se destinavam a ajudar uma pobreza que advinha da velhice, da doença ou do abandono. Hoje a situação é mais dramática. Muita gente saudável e em plena idade activa, cai na pobreza extrema, apenas porque lhes é retirada a possibilidade de ganhar pelo seu trabalho, a justiça do seu pão.
Claro que todos estamos obrigados ao dever da solidariedade, tanto mais que não sabemos se chegará a nossa vez de precisar dela, mas um saco de plástico com arroz, massa, açúcar ou feijão, não pode aliviar a nossa consciência.
Há outras lutas a travar, ou o abismo é já ali...

7 comentários:

  1. Essas Senhoras merecem a nossa ademiração.
    Se isto está mal.pior estaria sem a ajuda delas.
    Só é pena não ver jovens tambem a ajudar.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. Não ponho em causa nem este, nem nenhum outro tipo de voluntariado. Só que penso que a cidadania deve reger-se por direitos e não por caridade.
    A melhor homenagem que se pode fazer as estas solidárias pessoas, é lutar para que cada vez seja menos necessário o seu esforço.

    ResponderEliminar
  3. Mas há falta de melhor, mal deste país se apenas contasse com os politicos.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo de 30 de Novembro. Só vi jovens a pedir para o banco alimentar junto ao LIDL de Vila Real.

    Pode descansar...

    ResponderEliminar
  5. Lembrai-vos sempre... "se encontrares um faminto, não lhe dês peixe, ensina-o a pescar."

    Mao Tsé Tung

    ResponderEliminar
  6. O provébio chinês é assim: "Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar,vais alimentá-lo toda a vida".
    E o autor não foi o Mao Tsé Tung, mas alguém muitos anos antes dele chamado Lao-Tsé.

    ResponderEliminar
  7. Divulguem e participem neste projecto:

    "Projecto Limpar Portugal"

    "Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

    Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.

    Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

    Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

    Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
    O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

    No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

    Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"


    www.limparportugal.org


    J.A.M.

    ResponderEliminar