O concelho de Mora passa a ter três pistas de pesca com a abertura da recente Pista de Pavia que completa a rede de pistas de pesca desportiva do concelho.
Assente na Ribeira de Tera, a Pista de Pavia tem características muito específicas, quer pelo seu enquadramento numa paisagem deslumbrante, quer pelo tipo de peixes que se podem capturar ao longo dos seus 800 m de comprimento onde estão instalados 70 pesqueiros.
Na construção das pistas de pesca do concelho, e sobretudo na de Pavia, a autarquia teve a preocupação de manter e preservar os habitats naturais existentes, tentando interferir o mínimo possível nas margens e a construção de acessos e parques de estacionamento estão em terra batida.
Orientada pelo conceito “Virar o Concelho para a Ribeira”, a edilidade orgulha-se da oferta de Pesca presente no concelho.
A criação da Concessão de Pesca da Ribeira do Raia, hoje por muitos, considerada a ex-libris da Pesca Desportiva Nacional, tem cerca de 16.200 m de comprimento e uma área de 940.000m2 de espelho de água.
Inclui duas pistas de alta competição: a Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cabeção, construída em 1996; e a Pista de Pesca Internacional de Mora, datada de 1998.
A construção da Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cabeção, em 1996, foi o primeiro passo e hoje está classificada pelo Comité da Federação Internacional de Pesca Desportiva em Água Doce de Interesse Internacional e “Património Mundial de todos aqueles que amam a pesca e a natureza”.
Foi, assim possível atrair ao concelho milhares de pessoas e aí realizar eventos de inegável interesse desportivo e económico para a região, como sejam os “Campeonatos Mundo e da Europa de Pesca Desportiva” em diferentes escalões, para além das inúmeras provas a contar para os diversos Campeonatos Nacionais.
A actividade desportiva nestas Pistas de Pesca representa hoje para Mora, a nível turístico e económico, um grande factor de desenvolvimento económico.
A realização destes certames internacionais atrai milhares de pessoas.
Um Campeonato da Europa ou do Mundo, normalmente, conta com a participação de mais de duas dezenas de países, o que corresponde a mais de 200 pescadores que arrastam consigo outros tantos acompanhantes e, por norma, entre oito a 10 mil espectadores.
Esta intensa actividade na área da pesca desportiva teve como consequência a organização da Feira Nacional de Pesca Desportiva – MORAPESCA que este ano tem a sua 12ª edição nos próximos dias 21,22 e 23 de Fevereiro.
O evento conta com a colaboração com a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e a 1ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio
A MORAPESCA é a maior feira de material desportivo do País, a única onde estão representados todos os importadores de material de pesca e atrai ao concelho mais de 35 000 mil pessoas em cada edição.
Como consequência desta actividade, o concelho de Mora é, muito naturalmente, o centro da pesca desportiva de água doce em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário