segunda-feira, 27 de junho de 2011

OLÁ SIMPÁTICA

Não sei quando, mas li algures que uma associação de mulheres pretende incluir o piropo e o assobio, na lista de crimes por assédio sexual.

Nunca por nunca me considerei machista, mas parece-me que tal pretensão é pura e simplesmente anedótica. Espero que ninguém me leve a mal, mas acho que tal associação, é composta por mulheres feias, invejosas e carentes.

Claro que há piropos rosqueiros e mal injorcados, mas isso não são piropos nem são nada. O verdadeiro piropo é uma homenagem à mulher, e reflecte a nossa admiração pela sua beleza. Claro que o piropo feminino também existe, e tem o mesmo significado.

Tudo isto vem a propósito de uma cena passada em Sevilha, há vários anos, que envolveu um jovem Montargilense e uma bela Sevilhana que todos os dias passava no nosso local de trabalho:

Estávamos na Av. Utrera Molina, ali perto do Pavilhão San Pablo, ainda em construção, e que viria a receber, depois de pronto, um mundial de atletismo em pista coberta, se não estou em erro. Pois nesse dia, ao passar a bela Sevilhana, o Luís não resistiu, e soltou um sonora assobio. A bela olhou para ele e sorriu. O Luís meteu conversa;

--Desculpa, mas tu és muito bonita, e como passas aqui todos os dias, não resisti a meter-me contigo.

A resposta da beldade:

--Muchas gracias. Tu tambien eres um Chico mui guapo e simpático.

Como podem ver, a bela não só não se achou ofendida, como correspondeu ao piropo na mesma moeda. A partir desse dia, ela nunca mais passou sem acenar e sorrir ao pessoal.

Devo acrescentar que os Portugueses (de Montargil, Mora e Couço) usaram o piropo naquela cidade, com muita classe, e sempre foram bem recebidos, e encarados como uma simpatia.

Quem lá esteve, deve lembrar-se da grande reportagem que El Correio de Sevilla fez no dia seguinte às inundações numa zona da cidade, onde se podiam ver várias fotos com o titulo: “Bomberos de Sevilla en acion en la calle”.

Os bombeiros éramos nós, e o bombeiro que levava a garota ao colo, era eu. Estranhamente, o jornalista nunca descobriu isso.

O piropo saía-nos com a mesma facilidade que um gesto solidário.

sábado, 25 de junho de 2011

MORREU O INSPECTOR COLUMBO

Peter Falk, o famoso protagonista da Série "Inspector Columbo, faleceu na passada quinta feira, aos 83 anos de idade.
Deixo-vos algumas imagens, onde ele interage com algumas celebridades, às quais se junta agora.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

NOITE ESCURA


Tombando suavemente sobre o povoado, a noite envolve a rua deserta em total negritude.

Por debaixo de algumas portas, escapam-se alguns raios de luz, de momento a única coisa reveladora da existência de vida no meio da escuridão. Não tarda muito para que essa luz se extinga também.

O lugar adormece finalmente.

Um ruído abafado, denuncia a presença de movimento. Uma porta mal oleada, range ao entreabrir-se, e uma figura esguia entra rapidamente.

Nas suas costas, a porta volta a fechar-se.

Por detrás de uma janela, a mulher velha que sofre de insónias, faz o sinal da cruz.

Ao longe, ouve-se o uivar do lobo.

sábado, 18 de junho de 2011

Montargil - ElCondor Pasa.



As belezas da minha terra, ao som da flauta dos Andes.

sábado, 11 de junho de 2011

REGRESSO AO PASSADO

Muitos são os que preconizam o regresso ao monte e à horta da santa terrinha, dos que há anos partiram para a cidade. Não sei se é solução, mas para muitos, não haverá outra alternativa, tanto mais que desempregado por desempregado, no monte sempre vão tendo umas couves e umas galinhas, e não pagam renda.
Mas depois de fecharem as maternidades, as urgências, os correios, os transportes de doentes, as escolas e mais uma catrafilada de serviços importantes, toda esta gente não corre o risco de em vez de morrer do mal, ir morrer da cura??.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

FESTIVAL EDP- Musicas do Rio, os outros sons do Fluviario


A 2ª edição do “EDP – Musicas no Rio, os outros sons do Fluviário” já tem programa fechado. Trata-se de um ciclo de concertos de música portuguesa que, em dois fins-de-semana de Julho, vão animar Mora, tornando-a como referência dos Festivais de Verão.

Sinfonietta de Lisboa com Bernardo Sassetti (sexta 15 Julho); Rão Kyao (sábado 16 Julho); Camané (sexta 22 Julho); e Júlio Pereira (sábado 23 Julho) são os nomes de cartaz que vão actuar num palco colocado em pleno rio Sorraia, em frente à praia fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, junto ao Fluviário de Mora.

O Festival “Músicas no Rio” acontece num cenário idílico, onde a água e os sons da natureza são factores diferenciadores, juntamente com música portuguesa de qualidade e diversificada.

O evento pretende oferecer momentos de pura tranquilidade num contexto cultural, paisagístico e inovador, como é o espaço envolvente ao Fluviário de Mora.

Numa organização conjunta da edilidade local, da G. Produções Artísticas, de José Peixoto, e com o apoio da EDP, o evento integra quatro temáticas diferentes – fado, jazz, clássico e musica popular de qualidade – apostando numa oferta de prestígio e cuja programação não atraia um público massivo, mas criterioso.

A organização desta iniciativa pretende tornar Mora ainda mais referência no campo cultural e turístico, possibilitando uma oportunidade “inesquecível” de visitar o concelho e região mais a noroeste do Alentejo.

AQUI

terça-feira, 7 de junho de 2011

MAYRA ANDRADE em SERPA


Serpa recebe, entre os dias 2 e 18 de Junho, mais um Encontro de Culturas. Os convivas vêm um pouco de todo o lado e trazem as mais diversas cores musicais. Por lá passam o espanhol Diego El Cigala, a mexicana Lila Downs e a portuguesa Aurea, e Mayra Andrade, entre outros.

A cantora cabo-verdiana, que continua a ser apontada como a sucessora mais-que-provável de Cesária Évora, apresenta o acústico "Studio 105", que sucede aos aplaudidos "Stória, Stória..." e "Navega".

 Serpa
 2011-06-08 21:30
Preço: Grátis.


A LUTA VAI SER DURA.



A luta vai ser dura. Muito dura.
Só espero que este Povo quando finalmente compreender a dimensão do que o espera, não esteja suficientemente cançado, e ainda lhe reste força bastante para mudar o rumo de uma história que não é nossa.

sábado, 4 de junho de 2011

CONTRA AS TROIKAS, E OUTRAS MÂNTUAS


-"Manda-me sair a mim? Mas como?"
-"Obrigando vossa alteza a que, se não quiser sair por aquela porta, tenha que sair pela janela."


Amanhã é o dia. Está nas nossas mãos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011