terça-feira, 31 de maio de 2011

TÁ-SE MAL


Cada vez mais me convenço de que somos um Povo de sentimentos contraditórios. Ou então não conseguimos formar opinião.
A prisão preventiva dos jovens envolvidos nos recentes casos de violência juvenil, tem levantado múltiplos sentimentos; Todos concordam que o que se passou foi muito grave, e os culpados têm de ser castigados, mas parece haver muitas dúvidas em relação à medida preventiva aplicada, que muitos acham excessiva por tratar-se de adolescentes de 15, 16 ou 18 anos, demasiado jovens para para medidas tão drásticas.Há até quem fale em terrorismo de estado.
Eu sou a favor da máxima "para grandes males, grandes remédios". Penso que estes jovens, se não forem parados agora, serão potenciais marginais depois.
Não podemos andar a protestar contra a violência nas escolas e nas ruas, gritar contra a falta de segurança nas Escolas, espernear contra a indisciplina e a falta de respeito e até a violência exercida sobre Professores, exigir medidas contra o Bullying, e depois refilarmos contra os tribunais quando estes resolvem tomar medidas a sério, no sentido de fazer compreender aos jovens que a liberdade de que desfrutam, e conquistada pelos seus pais, é para ser usada com responsabilidade, pois sendo pertença de todos, apenas podemos usar a nossa parte.
Nós, os mais velhos, enquanto adamos envolvidos em movimentos pró vida, e contra o aborto, ao mesmo tempo que festejamos com champanhe, a morte de Bin Laden, continuamos a não ter condições morais de ser exemplo para os nossos filhos.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

VOLTA AO ALENTEJO COMEÇA EM MORA


A edição deste ano da Volta ao Alentejo em bicicleta, que vai estar na estrada de 09 a 12 de Junho, arranca em Mora e termina em Redondo, incluindo quatro etapas, disse hoje à Lusa fonte da organização.


Num percurso total de 688 quilómetros, a 29.ª edição da prova, que vai ser apresentada quarta-feira, em Mora, conta com a participação de 17 equipas, cinco das quais estrangeiras, e um pelotão de 136 ciclistas.


A prova, de categoria 2.2 da União Ciclista Internacional (UCI), está a cargo da PAD João Lagos e da CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.


No ano passado, a Volta ao Alentejo arrancou na Vidigueira e terminou em Évora, e foi ganha pelo espanhol David Blanco.

(in A BOLA)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Dividocracia


Debtocracy International Version por BitsnBytes

Selecionar legendas em português na opção CC, quando a imagem ocupar todo o écran, no canto superior direito.

Ciclo de Debates “Aprofundamento da Democracia” – Conclusões

1. MODELO DEMOCRÁTICO INSTITUCIONAL: SEUS BLOQUEAMENTOS E MODELOS ALTERNATIVOS
a) O modelo democrático consignado na Constituição da República constitui uma conquista do Povo Português que reflecte os objectivos da Revolução de Abril e continua a conter todas as potencialidades para a superação da grave crise nacional que Portugal hoje atravessa.
b) As insuficiências e perversões que a Democracia Portuguesa manifesta não resultaram do modelo constitucional mas da forma sistematicamente parcelar e viciada com que os numerosos órgãos e agentes políticos (Órgãos de Soberania e Partidos Políticos) têm interpretado e cumprido os seus deveres constitucionais.
c) Em consequência, a Democracia Portuguesa ficou reduzida a uns meros e formais actos eleitorais periódicos de onde derivaram estruturas de poder que, desfocados dos objectivos e conteúdos constitucionais, não cumprem programas, não prestam contas e se tornaram permeáveis a interesses particulares, corporativos e económico-financeiros, nacionais e internacionais.
d) Os partidos políticos, tendo-se gradualmente alienado das suas bases sociais e das suas militâncias de base, abandonaram as suas funções de pedagogia e mobilização social e democrática, pondo assim em causa a sua legitimidade enquanto instrumentos exclusivos da representação popular a nível nacional, faculdade que lhes foi conferida, com carácter conjuntural, pela Revolução de Abril.
e) A participação cidadã, que à luz da Constituição da República, deveria ter sido estimulada e fomentada, viu-se sucessivamente inibida não só pelas exageradas exigências administrativas impostas mas também pelas práticas políticas prosseguidas pelos órgãos do poder, desde a simples participação ao nível das decisões locais até aos casos de transferência de poderes de soberania para instâncias supra-nacionais.
f) O aparelho do Estado foi partidarizado, tornou-se palco de interesses particulares e de práticas predatórias que o enfraqueceram funcional e financeiramente, constituindo hoje mais uma plataforma de acção de grupos específicos de interesses do que o instrumento da realização dos interesses colectivos da sociedade.
g) A operação político-financeira lançada com o mega empréstimo de 78.000 milhões de euros pelo FMI/UE/BCE, para além de minar os fundamentos essenciais da soberania nacional e de colocar Portugal numa situação de refém do capital financeiro internacional, poderá ser aproveitada para tentar por em causa os fundamentos essenciais da Constituição da República, o que, a ocorrer e a acrescentar aos seus graves efeitos sociais, despertará a maior resistência do Povo Português.
h) O Poder Judicial, peça essencial do estado de direito democrático, padece de mazelas funcionais e de orientação resultantes do seu condicionamento por poderes corporativos, particulares, partidários ou económico-financeiros ilegítimos, fugindo à sua condição de órgão de soberania independente, desprestigiando-se a si próprio e à Democracia, exigindo a sua efectiva subordinação à vontade soberana popular.
i) A superação das limitações e perversões democráticas actualmente existentes só será possível através de uma ampla e intensa reivindicação social e cidadã, no pleno uso das liberdades e direitos constitucionais, no sentido de impor ao sistema partidário a reposição do carácter democrático participativo da Constituição da República.






quarta-feira, 25 de maio de 2011

INTROSPECÇÃO


Fazendo rima
Rumo ao verso
Remo contra o adverso
Rasgo o tempo que se aproxima.


Empilho pedaços de memória
Como balsâmicos unguentos,
E de todos esses momentos
Se constrói uma história.
Pego em aromas do passado
Uns de acácia, outros de hortênsia,
E do odor de tal essência
Não saiu perfume acabado.
Dos prazeres fugazes,
Não sobrou nem lembrança
Nenhuns são capazes
De lembrar alguma esperança.
Vivi sempre na margem
Do futuro organizado,
Mas nunca me faltou coragem
Em terreno tão minado.
Dos traumas antigos
Fiz armadura resistente,
E dos falsos amigos
Vigilância permanente.
Sou pois, um sobrevivente
Nascido em plano inclinado,
Mas esse plano transcendente,
Nunca se inclinou para o meu lado.

terça-feira, 24 de maio de 2011

BOB DYLAN FAZ 70 ANOS


O grande Bob Dylan faz hoje 70 anos. Por muitos considerado a maior legenda do rock, a seguir aos Beatles, Dylan é sem duvida um nome maior da musica de todo o mundo.
Em 50 anos de estrada, percorreu os palcos do mundo, e entre álbuns, colectâneas e concertos, gravou mais de 6o discos.
A sua personalidade subversiva deu ânimo à juventude numa época em que as liberdades individuais, a guerra e o racismo eram regra no mundo dividido pela Guerra Fria entre EUA e URSS. Canções como Blowin´ in the Wind, do álbum The Freewheelin' Bob Dylan - disco de platina em território norte-americano e hit número 1 nas paradas britânicas -, representaram o clamor de paz do movimento hippie que florescia naquela década.
Por incrível que pareça, para um cantor de intervenção, nunca se ligou a nenhum movimento de cariz politico, e costumava dizer que "a politica é coisa do diabo".
Muitas gerações, entre elas a minha, têm em Bob Dylan, uma referência.
Parabéns Bob. Que contes muitos.

(Pesquisa e apoio, Jornal do Brasil)

sábado, 21 de maio de 2011

FUNDOS COMUNITARIOS PARA MORA


O município de Mora captou mais de 2,7 milhões de euros de fundos comunitários para aplicar no desenvolvimento socioeconómico do concelho, nas áreas do turismo, acessibilidades e requalificação de zonas urbanas, foi hoje divulgado.

Segundo a câmara municipal, o apoio é fruto de sete candidaturas aprovadas pelo Programa Operacional do Alentejo – InAlentejo, de um total de 10 apresentadas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

“O financiamento irá ser distribuído por sectores considerados prioritários para fomentar o desenvolvimento socioeconómico do concelho”, realça o município, apontando as áreas do turismo, acessibilidades e requalificação de zonas urbanas.

A ampliação do Fluviário de Mora é um dos projetos turísticos e consiste na criação de um aquário gigante, com cerca de 160 metros quadrados, no espaço, que mostra aos visitantes mais de 500 peixes, de 70 espécies, num percurso entre a nascente e a foz de um rio.

Ainda no mesmo setor, explica o município, vai avançar o projeto “Gameiro Natura”, com a construção, entre outros elementos, de um passadiço em madeira, com cerca de dois quilómetros de extensão, ao longo da ribeira do Raia.

“Estes investimentos irão permitir uma maior procura por parte dos visitantes, contribuindo para o desenvolvimento local”, afiança a autarquia.

A requalificação de estradas e do centro histórico da sede de concelho, assim como o Plano de Acção de Desenvolvimento Sustentável do município, são outros dos projetos com fundos comunitários.

in diana fm

Informação recolhida AQUI

terça-feira, 17 de maio de 2011

I Have A Dream - Abba (Tradução)



Este grupo marcou uma geração com canções para sonhar. Algumas delas com titulos a lembrar figuras históricas, como é o caso deste "Eu tive um sonho", a lembrar M.Luther King, mas como se pode ver pela tradução da letra, o sonho não é claramente, o mesmo.
Mas é uma musica para sonhar.

domingo, 15 de maio de 2011

AQUI NÃO HÁ BRINCADEIRA


Se bem me lembro, eram prái finais de Outubro de 1974.
A Sucursal de Luanda, da Manutenção Militar, fazia anos, e o seu chefe, Coronel Mesquita, entendeu que era data a festejar. Encarregou então o1º Sargento Singa, (diminutivo de Singapura, nome de guerra daquele militar, que de guerreiro tinha pouco, mas tinha muito de Homem de paz, e que mantinha com a Soldadagem, uma relação de amizade e respeito) de organizar a festança. Comes e bebes á maneira, com o ponto alto no Baile. ( A MM tinha 200 funcionário civis)
A minha história começa no salão de baile.
Depois de 2 dias de intenso trabalho do 1º Singa, e da sua equipa, finalmente a sala estava nos conformes.
O 1º Singa, não era Homem para deixar nada ao acaso, pelo que resolveu deixar um soldado á porta. Um gigante negro, de nome Neto, que devia medir prái 1,60m. As ordens do nosso 1º, eram claras:
--- Ó Neto! Ficas aqui á porta, e não deixas ninguém meter aqui o nariz. Nem que seja o Presidente da República.
---Tá bem mê Primero. Se você mandas, você é que sabes.
Tudo normal, se a certa altura não tivesse aparecido por ali o segundo Comandante de Região Militar de Luanda, um Brigadeiro de quem já não recordo o nome. O dito Senhor resolveu meter o nariz exactamente onde o 1º Singa, não queria. Ao tentar entrar, aparece-lhe pela frente o soldado Neto, em atitude que não deixava margem para duvidas:
---Tché!!! Você não entras aí, pá.
O Brigadeiro, certamente homem habituado a ser obedecido, reagiu com surpresa:
---Não entro aí porquê?.
---Voçê não entras aí, porque o nosso 1º Singa não quer, e se o nosso 1º Singa não quer, você não entras mesmo.
O Oficial General, tentou demove-lo:
---Tás parvo ou quê? Não vês que sou o Brigadeiro?.
O Neto não se impressionou:
---Brincadera? Aqui dentro não tem brincadera. Aqui dentro, tem Tropa.
O velho militar, de sorriso nos lábios, deu meia volta, e não chateou mais o Neto

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O FIM DO MUNDO II




Já aqui falei no fim do mundo, de acordo com as previsões dos Maias. Hoje volto ao tema, mas na visãos dos Mecano.
Quando cheguei a Sevilha, em 1991, os Mecano eram provavelmente a melhor Banda Pop Espanhola, e não sei se depois disso, alguém se lhes comparou.
Depressa me tornei num seguidor da sua musica, comprei todas as cassetes que pude, e dei comigo, qual "chaval de la calle", de fones em riste a conssumir os seus sucessos, mesmo na via pública.
Naquele tempo, Ana, José, Maria e Nacho, eram tão famosos como Dasaev, Hugo Sanches, Michel ou Emilio Butragueño.
Apenas por curiosidade, deixo-vos um comentário publicado no You Tube. Acho que não precisa de tradução:

"No oigo esta cancion desde lo 80.Em casa poniamos la casette deste LP, yo tenia 8 anyios y por las noches rezaba que Reagan e Gorbachov se haciesen amigos :-)"

quarta-feira, 11 de maio de 2011

JÁ PASSARAM TRINTA ANOS

O maior cantor Reggae de todos os tempos, o Jamaicano Bob Marley, morreu faz hoje trinta anos.
Tinha então 36 anos e diz-se que a causa da morte foi um cancro de pele, que recusou tratar por questões religiosas. Recorde-se que ele era Rastafari.
O Reggae tornou-se também para muita gente, um quase culto, e Marley é sem duvida o seu inspirador.
Morreu o homem, ficou a lenda, e a sua música.

terça-feira, 10 de maio de 2011

ISTO SIM, É PESCA A SÉRIO

Sem concentração, sem estojo, sem canas, sem mangas, sem anzóis, sem fios, sem engodos e sem iscos.
É certo que não cabem na frigideira, mas é uma fartura que só visto.
Só vos peço uma coisa: Não contem a ninguém, senão cai-se lá tudo e depressa dão cabo de tudo.
Onde???

AQUI

domingo, 8 de maio de 2011

FINLANDESES MAL AGRADECIDOS

Este vídeo está no You Tube, e ao que parece pretende recordar aos Finlandeses, que nós já fizemos muito por eles. Os malandros parece que têm memória curta.

http://youtu.be/XXw5fMIYGqg


...e a resposta.

AQUI



sexta-feira, 6 de maio de 2011

JOSÉ CAEIRO

Alem de amigo pessoal, José Caeiro é um fotografo de grande qualidade. É também a quem recorro quando preciso de uma fotografia especial. É o caso do cabeçalho deste Blog
Todos nós conhecemos as suas fotos, enquanto fotógrafo oficial da CM de Mora, mas poucos conhecem de facto a sua obra. A que vem da sua sensibilidade artistica e da sua capacidade de captar o que só os predestinados vêm.
Parte da sua obra está disponível na Net, mas José Caeiro, costuma dizer que é para a família e amigos, e não faz gala disso, nem a divulga.
Acho uma injustiça privar a nossa gente de conhecer o mundo que nos rodeia, na bela visão da sua objectiva.
Pode ver AQUI

Espero que ele não se zangue comigo.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

FLUVIÁRIO

Desde sempre que me habituei a ouvir e ler, uma enorme "carrada" de maledicências, em relação ao Fluviario. Ou porque era um elefante branco, ou um sorvedouro de dinheiros públicos ou qualquer outro adjectivo depreciativo. Pessoalmente sempre pensei que fosse como fosse, o que de facto era importante mesmo, era que o projecto sobrevivesse, garantisse os postos de trabalho que criou, e pudesse de alguma forma ser mais um atractivo cartão de visita para a nossa terra, mas confesso que perante tantos comentários negativos, acredito que sempre das mesmas pessoas, cheguei a temer que o projecto não resultasse.
Tudo isto vem a propósito de uma noticia no Jornal "Mais Região", que em sub-titulo Diz: "José Pinto referiu que o Fluviário transferiu mais de um milhão de euros para a autarquia. Está amortizado e é auto suficiente."
Como não tenho as pessoas por mentirosas, acredito que isto seja verdade.
Caiem assim por terra, muitas vontades de mau agoiro.
Ainda bem, para este Concelho.

domingo, 1 de maio de 2011

DIA DA MÃE


Celebra-se hoje o Dia da Mãe. Esta celebração tem origem nos Estados Unidos, desde o principio do Século XX.
Todas as Mães merecem ser homenageadas, mas eu hoje pretendo homenagear de forma especial, as Mães da Praça de Maio, em Buenos Aires, e as Mães dos jovens Portugueses que passaram pelo ex-Ultramar Português.
As primeiras ainda hoje lutam por saber dos seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar. As segundas, porque foram sem dúvida, quem mais sofreu numa guerra que matou e mutilou milhares dos seus filhos.
Que estas Mães nunca se apaguem na nossa memória.