quinta-feira, 31 de março de 2011

O PRECONCEITO RECEBE LIÇÃO



Quando se julga o livro pela capa, corremos o risco de levar a obra errada. E o pior, é que podemos deixar uma obra prima na livraria.

terça-feira, 29 de março de 2011

MARÉ CHEIA, MARÉ VAZA

Ouve lá, amigo Zé,
como vai a tua terra?
A minha vai sombria.
Perdeu a alegria,
parece estar em guerra
e o que era, já não é.
Parece que isto está mau;
Põe-te a pau,
Põe-te fino,
que isto de andar às costas do destino
ainda vai dar em desgraça.
Não te salvará nenhuma razão
e isso de vir de fora a salvação,
só me cheira a trapaça.
Onde estão os da maré cheia?
Pois abandonaram a casa,
mas não deixaram o mel.
Só deixaram para os da maré vaza,
a limpeza da colmeia
e o gosto amargo do fel.

sábado, 26 de março de 2011

GRÂNDOLA, VILA MORENA (Versão Euskadi)



Curiosa versão de Grândola Vila Morena, pela Banda Basca "BETAGARRI".
De acordo com informação disponível no You Tube, a Banda explica ás suas audiências, o significado que a letra tem, e a sua importância para várias gerações do Povo de Portugal.

quinta-feira, 24 de março de 2011

BROTAS NO MAPA TURISTICO DO ALENTEJO

São quase uma dezena os agentes e comerciantes locais que responderam ao desafio da associação Abrottea, de Brotas (Mora), para afirmar a aldeia como destino turístico sustentável do Alentejo.
A associação, cujo objectivo é a dinamização cultural, histórica e ambiental daquela aldeia, realizou recentemente um colóquio sobre a aparição de N. Senhora de Brotas e aproveitou a ocasião para apresentar o projecto turístico.
Este projecto nasceu a partir da necessidade de associação dos agentes económicos locais mais ligados ao turismo por forma a poderem juntar-se e ‘vender’ a aldeia como um produto turístico completo e não através de actividades isoladas”, explica Pedro Mendonça da Abrottea.
À semelhança de muitas povoações alentejanas, a aldeia de Brotas tem uma santa padroeira. Reza a lenda que, N. Senhora terá aparecido e curado uma lesão na perna de uma vaca quando o pastor se preparava para a abater, por já não servir. Para salvar o animal, na aparição a santa terá pedido ao pastor para construir uma ermida no local.
Erguida a partir de uma pequena capela no século 15, e destino de romarias ao longo de quase 600 anos, o santuário mariano de N. Senhora das Brotas ainda hoje é o principal local de interesse do centro histórico da aldeia.
Até há pouco tempo, artesãos do barro e da azulejaria e outros potenciais actores turísticos - como o padeiro tradiciona ou os produtores de mel - sustentaram-se, cada um por sua conta, no interesse que o santuário desperta nos forasteiros. Mas, o Fluviário de Mora mesmo ali ao lado, a atrair anualmente milhares de visitantes vindos de todo o País, levou a Abrottea a meter mãos à obra e a desenvolver um projecto turístico colectivo e sustentável para a aldeia.

O que a associação promotora desta iniciativa está a tentar, uma vez que até está sediada neste maravilhoso centro histórico, é reunir todos os parceiros locais, incluindo as colectividades e a comunidade, as empresas como os restaurantes e as organizações de animação turística, no sentido de levar a cabo um processo participado em que todos contribuem para o ‘desdenho’ de brotas enquanto destino turístico”, resume José Nunes, técnico de turismo, da Associação de Desenvolvimento das Terras de Regadio (ADTR), consultora do projecto.

Para ambas associações, consolidado o destino turístico, será uma forma de combater o abandono da aldeia, onde o tecido empresarial é fraco e não convida à fixação da população.

Conhecida na região pela abundância de linhas de água onde já se praticam desportos radicais, pelos terrenos férteis em caça ou pela cresta, Brotas é detentora de um património natural e paisagístico pouco comum. São os ‘trunfos’ naturais, entre tantos outros, que a Abrottea, em parceria com a ADTR e a associação ANIMAR, identificou para, mesmo em tempo de crise, serem a ‘mola de força’ de Brotas.



Casas de Romaria
No dia da reportagem em Brotas, o Diário do Sul teve a oportunidade de conhecer as Casas de Romaria. Trata-se uma solução de alojamento turístico dispersa pela Rua da Igreja e que nasceu de um projecto de reabilitação urbana promovido pela Câmara Municipal de Mora, em concurso público.
O resultado são pequenas casas de habitação requalificadas e transformadas em unidades de alojamento de aldeia, decoradas tradicionalmente, mas equipadas para satisfazer as necessidades de uma família urbana. Ideal para fugir ao bulício da cidade numa escapadinha de fim-de-semana.

in Diário do Sul

(foto OLHARES- Fotografia Online)

terça-feira, 22 de março de 2011

ARTUR AGOSTINHO FOI TRABALHAR PARA A RÁDIO CELESTE


Artur Agostinho, (1963-1974), morreu esta terça-feira, aos 90 anos.

Locutor, apresentador, jornalista, publicitário, actor e escritor, colunista de vários jornais, tornou-se um dos rostos mais populares da sua geração. O seu famoso: "É gooooooloooooooo", que gritou pela primeira vez num Benfica-Porto, no final dos anos 40, ainda hoje persiste como um marco na história da rádio em Portugal.

Participou nos filmes "Cais do Sodré" (1946), "O Leão da Estrela" (1947), "Capas Negras" (1947), "Cantiga da Rua" (1950), "Sonhar é Fácil" (1951), "O Tarzan do 5.º Esquerdo" (1958), "Dois Dias no Paraíso" (1958), "O Testamento do Senhor Napumoceno" (1997), "A Sombra dos Abutres" (1998) e "Perfeito Coração" (2009).

O seu Sportinguismo nunca foi obstáculo para a imensa admiração que sempre senti por ele, e olhando para a tristeza que é a locução desportiva actual, ainda lamento mais a partida desta referência do jornalismo desportivo independente.

Adeus, Artur. Recebe um abraço Lampiónico.

NOVO HABITAT PARA LONTRAS, NO FLUVIÁRIO

O Fluviário de Mora (Évora), que comemora no domingo o quarto aniversário, vai inaugurar este ano um novo habitat para lontras e uma nova sala de experimentação científica e projeta um novo tanque para peixes de grande porte.

“Já estão feitos os trabalhos preliminares do novo habitat das lontras e contamos que o espaço possa estar totalmente concluído dentro de seis meses”, adiantou hoje à Agência Lusa o diretor do Fluviário de Mora, José Manuel Pinto.

Quanto à nova sala de experimentação científica, o mesmo responsável adiantou que o equipamento “está totalmente acabado”, faltando apenas que a Direção-geral de Veterinária (DGV) faça uma inspeção técnica ao local.

Depois de concluído o novo habitat das lontras, “avançaremos para a segunda fase da obra que consiste na adaptação do antigo espaço para tanque de peixes de grande porte, como carpas com mais de 20 quilos, enguias de dois metros de comprimento, trutas e lúcios”, acrescentou.

Destinado a dar a conhecer as espécies aquáticas e terrestres dos habitats de água doce, o Fluviário de Mora foi o primeiro equipamento do género na Europa e o terceiro no mundo.

O fluviário, propriedade do município de Mora, no distrito de Évora, promove no domingo, data do aniversário, várias atividades, entre as quais rappel, escalada, slide, tiro com arco, zarabatana e balão de ar quente, entre outras.

A apresentação da animação circense “Um saramugo à solta”, o colóquio “Aquários públicos – importância ambiental e económica” e a entrega do Prémio Jovem Investigador marcam igualmente a data.

Em paralelo, decorre durante fim-de-semana a primeira regata do Fluviário de Mora, com a participação de 300 atletas em mais de 130 embarcações, representando 14 clube da modalidade.

Segundo os seus responsáveis, o Fluviário de Mora é um dos principais pólos turísticos e de desenvolvimento regional, tendo em conta a entrada no concelho de 150 mil visitantes por ano, 12 mil por mês e mais de quatro mil por semana.

Resultado de um investimento superior a seis milhões de euros e de uma parceria entre o município e o Oceanário de Lisboa, o Fluviário, situado no Parque Ecológico do Gameiro, na freguesia de Cabeção, foi o primeiro “grande aquário de água doce” da Europa, ao qual se juntou, em 2008, um equipamento semelhante em Saragoça (Espanha).

Mais de 500 peixes, de 70 espécies diferentes, algumas delas já extintas ou em risco de extinção, “habitam” o Fluviário, num percurso entre a nascente e a foz de um rio, podendo os visitantes deparar-se ainda, em pleno interior do Alentejo, com animais exóticos da bacia amazónica e dos lagos africanos, como uma anaconda ou rãs venenosas.

Restaurante, galeria multimédia, sala de exposições temporárias, biblioteca e laboratório são outras das valências do equipamento, que emprega cerca de 30 pessoas.

Nos quase três anos que leva de “portas abertas”, já contabiliza mais de 500 mil visitantes e foi distinguido com galardões nacionais e internacionais, sendo mesmo eleito o Melhor Museu Português 2007, pela Associação Portuguesa de Museologia.

in diário online

sexta-feira, 18 de março de 2011

DIA MUNDIAL DO SONO

Celebra-se hoje, o dia Mundial do Sono.
Num País onde parece que andamos todos a dormir, nada mais justo

terça-feira, 15 de março de 2011

REGATA DO FLUVIÁRIO

A primeira Regata Fluviário de Mora realiza-se nos dias 19 e 20 de Março, no Açude do Gameiro, em Cabeção. A prova conta a participação de 14 Clubes, mais de 130 embarcações, 300 atletas, prevendo-se que seja uma das maiores provas particulares a nível nacional.
As embarcações em competição na ribeira do Raia serão praticamente quase todas as da modalidade de remo, desde skiff (1) e double scoull (2) ao skiff (4), passando pelo shell 4 e shell 8, entre outras. Infantis, Iniciados, Juvenis e Veteranos, femininos e masculinos, são as categorias dos remadores presentes, numa prova organizada pelo Clube Naval de Mora, com o apoio da autarquia local.

(in RNA)

segunda-feira, 14 de março de 2011

DE BRAÇOS ABERTOS



Vídeo promocional da TAP.
A conjugação de vários sotaques de Português.
Bonita canção. Gostei.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Uma vez mais... FERNANDO TORDO "Tourada"

cantiga de um ladrão . uaninauei




Os Uaninauei apresentam o seu álbum de estreia "Lume de Chão" na Sociedade de Instrução Musical Morense, em Mora.
Depois de no ano passado a banda Uaninauei ter feito uma breve passagem pelo SIMM Live Fest, o seu percurso tem sido de um notável crescimento. Com o Lançamento do seu primeiro álbum, de 2 video clips, Passagem pelos melhores e mais conseituados bares de norte a sul e ainda concertos nas Lojas FNAC de todo o país. Desta vez, a SIMM é o seu destino. Esperamos um concerto inesquecível.
Uma preparação para as lutas sociais que se avizinham.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dalida & Alain Delon - Paroles, paroles



" Tu és a minha musica
que faz dançar as estrelas sobre as dunas.
Caramelos, bombons, chocolates.
Se tu não existisses, eu te inventaria."


Pode até ser pimba, mas era um pimba muito doce, e no inicio dos anos 70, estes dois destroçavam os corações adolescentes da época,





quarta-feira, 9 de março de 2011

Conjunto Oliveira Muge - Mãe



Esta era uma das canções que embalava os soldados que combatiam no Ultramar.
Também eu a ouvi muitas vezes, sonhando com o dia do regresso.

terça-feira, 8 de março de 2011

Gianni Morandi - Non Son Degno Di Te -


As gerações de hoje até podem achar que é pimba, mas na minha adolescência eram as canções que nos faziam sonhar.
Vou colocar aqui algumas das minhas canções favoritas, algumas, de há mais de 40 anos.
Para começar, Gianni Morandi. Outros se seguirão.

GARViseu impedida de falar e violentamente expulsa do congresso do PS



"Precários nos querem! Rebeldes nos terão!" - foi com esta frase que manifestantes da Geração à Rasca invadiram um jantar da moção de José Sócrates em Viseu.

O Secretário Geral do PS ainda tentou desvalorizar e fazer pouco dos precários que invadiram a sua acção de campanha dizendo que era uma acção de Carnaval e que teria tido todo o gosto em ser simpático para eles e de os ter para jantar.

No entanto, os manifestantes que apelaram à participação na manifestação de 12 de Março, denunciaram as agressões e os insultos de que foram alvo pelos seguranças do Primeiro Ministro.
"Dia 12 ninguém nos cala" - disseram os activistas, juntando a sua voz às mais de 47 mil pessoas que já confirmaram presença no protesto da Geração à Rasca.
Notícias: TSFPúblicoSICTVI.

domingo, 6 de março de 2011

OS HOMENS DA LUTA VENCEM O FESTIVAL DA RTP



Os Homens da Luta, contra todas as previsões vencem o Festival da Canção da RTP.
Uma ceifeira , um operário e um militar, mais uma viola e um megafone, vão por certo levantar algumas questões na Eurovisão, por total desconhecimento do seu significado. Nada surpreendente, já que em Portugal, esse desconhecimento também acontece.
Mas na sala do festival, não deixou de ser engraçado ver o mal estar de certas figuras, perante o falhanço das suas caríssimas produções.
É o que dá fazerem isto por telefone, dando ao Povo "ignorante" a possibilidade de se meter nestas andanças.
Por mim, fiquei contente. Viva os Homens da Luta.

quinta-feira, 3 de março de 2011

BAÚ DE RECORDAÇÕES

Dentro da mala desconjuntada
Mas cuidadosamente guardada,
Onde fechei alguns dos meus segredos
Acompanhados por vivências por resolver,
É também onde vou esconder
Os meus receios e medos.
Guardo também outros sentimentos,
Bons e maus momentos
E muitos sonhos por acontecer.
Também segredos bem escondidos,
Desejos e sofrimentos não divididos
E lembranças que não se podem ver.
Cubro a tristeza com rugas,
Embrulho a dor e outras purgas
Por já não caberem na mala.
A ilusão jamais acontecida
E a esperança de todo perdida,
Essa, não tenho onde guarda-la.
Procurei avidamente
Nesse tempo de antigamente
A tão desejada morada.
Foi escolhido outro caminho,
Acabei por ficar sozinho
Ao encontrar a porta fechada.
Talvez encontre um cantinho
Para o tão sonhado carinho,
Lá para os lados da saudade.
A desilusão acumulada,
Também pode ser guardada
Envolvida em ingenuidade.

Excerto de entrevista a José Afonso 1984