sábado, 31 de julho de 2010

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MORREU ANTÓNIO FEIO


"NÃO DEIXEM NADA POR FAZER. NÃO DEIXEM NADA POR DIZER"

António Feio era dos actores que eu mais admirava no panorama artístico Português.
Embora todos soubéssemos da debilidade da sua saúde, a noticia não deixa de ser um choque.
O Teatro Português está de luto, o País está de luto. Um dos nossos maiores actores mudou-se para os palcos de outra dimensão.
Um dia, voltaremos a ver-nos.


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uma história do outro mundo



Num desafio que me é feito pelo Pedro Castro, da Associação Nova Cultura de Montargil, no sentido de escrever qualquer coisa para o Boletim Cultural daquela Associação, sempre respondi com textos baseados em factos reais, ainda que por vezes acrescente um ou outro ponto, da mesma forma que posso omitir factos que considere menos abonatórios para a história que se pretenda contar.
Desta vez optei por contar uma história que só aconteceu na minha imaginação.
O Pedro ainda não conhece a história, e embora tivesse sido escrita para ele, vou oferece-la em primeira mão, aos leitores deste Blog.


O “Bolinha de Sebo” devia o seu nome ao facto de ser um pouco gordo e anafado. Apesar da sua força física, nunca se importou com isso, nunca ameaçava um companheiro, e até gostava de proteger os mais fracos. Mas tinha a mania que não tinha medo de nada, e o seu passatempo favorito era contar histórias medonhas de monstros e almas do outro mundo.

Facilmente reunia à sua volta uma enorme plateia de rapazes e raparigas, que apesar dos medos que lhes despertavam as histórias do Bolinha, não resistiam à atracção pelo fantástico.
O “Bolinha de Sebo” sentia-se o centro das atenções. E era. Não só tinha um jeito fantástico para fazer as suas histórias parecerem reais, como se gabava de ter tido encontros com fantasmas e “aparecidos”, enfrentando-os sem medo, e garantindo que tinha até chegado à fala com alguns deles.

Ora sendo eu o melhor aluno da Escola, e o que mais êxito tinha junto das miúdas, aquela áurea brilhante do Bolinha, começava a chatear-me.
Tomei uma decisão: Eu ia desmascarar aquele herói exotérico de meia-tigela.

O plano era simples: Eu sabia que o “Bolinha de Sebo” passava as tardes em casa da avó, na Charruada, e só regressava a casa pela noitinha, que era quando os pais votavam do trabalho do campo. A passagem pelo vale da Terra Preta, era o ideal para o plano que traçara. Foi aí que esperei por ele. Era quase escuro quando ele apareceu.

A uma distancia segura, em cima dos combros dos canteiros do arroz, e embrulhado num enorme lençol, fiz a minha aparição fantasmagórica. Esticando os braços em frente, tipo sonâmbulo e fazendo uma voz que vinha do outro mundo, chamei-o:
--Vêm…vêm… Vêêêêmmmmm…
Resultou em cheio. O Bolinha de Sebo iniciou uma fuga desordenada, com o medo bem estampado no rosto.

Tudo teria terminado bem se eu o deixasse fugir, mas empolgado com o êxito, resolvi persegui-lo. Foi aí que deixei cair o lençol. O Bolinha reconheceu-me, e aquela batalha mudou de rumo.
Era a minha vez de dar de “frosques”. Depois da humilhação que fora o “cagaço” que apanhara, o “Bolinha de Sebo” não ia perdoar-me. Felizmente para mim, eu era muito mais rápido que ele, mas na minha fuga não evitei espalhar-me ao comprido, num canteiro de arroz cheio de água e lama.
A minha triste figura pareceu acalmar o Bolinha, que soltou uma enorme gargalhada e abandonou a perseguição.

Eu provei o que queria, mas o que poderia ser uma enorme vitória, acabou em fracasso, por ter esticado a corda mais do que devia.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

sábado, 24 de julho de 2010

A.R.P.E.



Entre o vai e o vem das nossas memórias, há uma ou outra que acaba por ficar algum tempo.
A ARPE, Acção Revolucionária das Praças do Exercito, apareceu em Angola depois do 25 de Abril, e pretendia ser uma espécie dos SUV, anteriormente formados entre a tropa em Portugal.
Ao contrário dos SUV, a ARPE não tinha rosto, e movimentava-se de forma clandestina. Pelo menos dentro do que me foi possível perceber.
Talvez por eu ser representante da minha Unidade junto do MFA, Aconteceu-me por duas vezes encontrar instruções da ARPE, em cima da minha secretária de trabalho. Da 1ª vez, o envelope continha instruções para interceder junto do comando, a favor de um soldado a quem tinha sido levantado um processo disciplinar. Nas mesmas instruções, vinha o nome de dois soldados que me deviam ajudar na tarefa.
Correu bem o nosso trabalho, e o soldado em causa acabou por se safar.
Uma segunda vez, recebi instruções, com o mesmo método, para não permitir uma festa que se estava a organizar entre o pessoal civil e militar. Não vi motivos para tal coisa, e ignorei a "ordem".
Pelo menos mais duas vezes, apareceram papeis da ARPE na Manutenção Militar, mas não passaram por mim, nem nunca mais foi contactado.
Nunca entendi bem a ideia, e acho que aquela organização não chegou muito longe.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

APITO?? QUAL APITO??



... meus Caros,

tal como se pode ler aqui, nada de novo no reino pelo qual D. Afonso I tanto lutou e fez questão que se expandisse para Sul, em busca de ares mais límpidos...compreendemo-Lo perfeitamente.

Situemo-nos,


Art.º 335 Código Penal

'Comete o crime quem abusar da sua influência junto de uma entidade pública para tentar obter uma decisão a troco de uma vantagem (patrimonial, não patrimonial ou promessa). O tráfico de influência mantém-se quando é utilizada uma interposta pessoa e a vantagem é para terceiro. Punido com pena que vai de multa a 5 anos de prisão.'


Balentim (escutado):

'Já sabe que conta aqui comigo.'

'Eu tinha acertado com o dr. João Loureiro que seria o Devesa.'

'Você sabe que ainda neste defeso você estava não sei o quê e eu, naquilo que posso, faço pelos amigos. Bem, da próxima você porta-se melhor, senão puxo-lhe as orelhas.'

'Quem? Ah, o sumaríssimo. Vou ver, vou ver.'

'Eu conheço os relatórios dos árbitros todos!'

'Garrido, nao se meta em áreas onde eu estou metido senão limpo-o do futebol!'

etc, etc, etc, etc .....


Chamar a isto de 'país' é pura brincadeira.



Tirado do grande ANTI-TRIPA

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A CHAMA IMENSA DA SOLIDARIEDADE


Luís Filipe Vieira e Carlos Moia,presidentes do Benfica e da Fundação Benfica, deslocaram-se ontem à Madeira, onde fizeram a entrega das chaves de três casas que a Fundação ofereceu a três famílias vitimadas pelas Cheias na Madeira.

"Queremos responder e atender os que mais precisam de apoio! Só deste forma podemos honrar os valores que inspiraram o nascimento do Benfica, há 106 anos", palavras de LFV no acto.

Este acto solidário do Futebol, honra também todos os adeptos do Glorioso, e é bom não esquecer que outros fizeram também promessas que esperamos, venham a cumprir.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Um futuro carregado de nuvens negras...


... se este Hitlerzeco levar avante as suas ideias.
Saúde para os ricos e caridade para os pobres.
Educação gratuita...mas pouco.
Fim da justa causa e arbitrariedade para o despedimento.

No final, o regresso da praça da jorna.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

UM LEMA CARREGADO DE FUTURO




Vicente Del Bosque - o homem que dirigiu a selecção de futebol da Espanha, vencedora do Mundial, na África do Sul - começou como futebolista.
Jogou em vários clubes espanhóis, incluindo o Real Madrid, com o qual manteve sempre uma forte ligação, quer como jogador quer como treinador, e pelo qual foi sempre muito maltratado.
Na sua carreira de treinador, passou por vários clubes não só de Espanha.

A dada altura, treinou durante três épocas o Real Madrid e, com ele, o clube ganhou:
duas Ligas dos Campeões europeus; uma Taça Intercontinental; uma Super Taça europeia; dois Campeonatos de Espanha; duas Taças de Espanha - após o que foi despedido de forma humilhante.

Despedido porquê?: porque o dono do Real Madrid, Florentino Perez, entendeu que Del Bosque (que tinha vencido tudo) não tinha «o perfil necessário» para dirigir a «equipa galáctica», onde pontificavam nomes como Zidane, Figo, Roberto Carlos, Ronaldo, Beckam...

E substituido por quem?
O treinador escolhido para o substituir - por ter o «perfil necessário», obviamente - foi Carlos Queiroz.
Infelizmente para o Real Madrid, o «Professor», além do «perfil necessário» não tinha mais nada e, com ele, o clube perdeu, galacticamente, todas as competições em que participou.

Del Bosque reagiu sempre a estas situações com grande dignidade, sem alardes, sem declarações bombásticas, sem se deixar arrastar para os folhetins mediáticos que tradicionalmente enfeitam tais casos.
Talvez por isso, quando, em 2008, foi chamado a dirigir a selecção de Espanha, os média cairam-lhe em cima: aquele bigode que já não se usa; aquele rosto de Ásterix, aquelas tácticas ultrapassadas... - enfim, o homem não tinha o «perfil necessário», não é verdade?...
E quando a Espanha perdeu o primeiro jogo no Mundial, com a Suiça, foi o fim do mundo...

No entanto, Del Bosque não desistiu de lutar e de incitar os seu jogadores à luta, deixando claro, desde logo, que «se perdermos, a culpa é minha»...
E ganhou. Justamente.
Porque não desistiu de lutar.

Resta dizer que Del Bosque, que se assume como homem de Esquerda, tem um lema para a sua vida: «Temos de nos manter sempre fiéis aos nossos princípios».
Um lema que, diz ele, aprendeu «com os velhos ferroviários», amigos de seu pai, também ele ferroviário - e lutador, que passou três anos nas prisões fascistas de Franco, e se manteve sempre fiel aos seus princípios.

Um lema carregado de futuro.


Tirado DAQUI (Com a devida vénia)

sábado, 17 de julho de 2010

Para a minha MARIA



"Quando eu era pequenino
acabado de nascer,
inda mal abria os olhos
já era para te ver"

(Cancioneiro tradicional da B.Baixa)

Quando eu era pequenino
logo depois de vir ao mundo
mesmo sendo só um menino
já te tinha amor profundo.

Acabado de nascer
e de ver a luz solar
Nasci para viver
nasci para te amar.

Ainda mal abria os olhos
já olhava para o jardim
Colhia flores aos molhos
Mas não eram para mim.

Já era para te ver
aquele meu intenso olhar
Nasci para aprender
a forma de te amar.


Na foto: EU

sexta-feira, 16 de julho de 2010

POIS TÁ CLARO...




"NÃO QUERO E NÃO VOU COZINHAR GOVERNOS COM NINGUÉM"

Malandreco!!!!Queres a comidinha só para ti...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

AGRESTE




Para lá do arame farpado
Por cima daquele valado
Cobertos de arbustos daninhos
Havia ainda mais silvados
Tojais altos, picos afiados
E cactos cobertos de espinhos.
Mas este desejo selvagem
Deu-me a necessária coragem
Para abrir caminho
Entre ramagem destroçada
E com esperança renovada
Dobrando espinho a espinho.
Esta vontade feita aço
Sabendo bem o que faço
Não me deixa hesitar
E forçando a passagem
Vou seguindo viagem
Até ao objectivo a conquistar.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MILAGRE PROMETIDO, MILAGRE DEVIDO



Um homem invadiu a igreja IURD do famoso Adir Macedo, em Faro. Mas não invadiu de qualquer maneira; Invadiu com uma retro escavadora, e escavacou tudo o que pôde.
Segundo parece, o milagre prometido e pago a peso de ouro, não se concretizou. Vai daí, o crente enganado, deixou de temer a Deus, perdeu as esperanças e as estribeiras, e resolveu fazer justiça por suas próprias mãos.
Consta que foram 100 mil euros de prejuízo. A continuar assim, o dizimo nunca mais chega, e a IURD terá de imitar o governo: Aumentar os "impostos".

terça-feira, 13 de julho de 2010

É PRECISO TER LATA...



Mnucherhr Mottaki, embaixador de Israel em Lisboa, criticou Portugal por receber a visita do Ministro dos Negócios estrangeiros do Irão, já que este país "continua sistematicamente a violar os direitos humanos".
É preciso ter falta de vergonha para fazer acusações deste tipo, seja a quem for. Será que este senhor desconhece o que se passa no seu próprio país?. O estado sionista mantém o garrote sobre o povo da Palestina, a quem continua a matar à fome e sem qualquer tipo de assistência,e sempre sob o ponto de mira das suas espingardas, enquanto assalta e mata que tenta ajudar este povo em sofrimento, mas acham-se no direito de pregar moral.
Até quando o mundo vai fechar os olhos?.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

UMA PESSOA NORMAL


"Sou como toda a gente, sou da rua. Somos pessoas normais, e demonstramo-lo em todas as nossas atitudes. Foi espontâneo."

Casillas é uma pessoa normal, capaz de chorar, rir, abraçar e beijar como qualquer de nós. Ama como qualquer de nós e identifica-se com a rua, o maior espaço de liberdade que existe. Iker tem sentimentos como os simples mortais, não se importa de os mostrar e um dia terá filhos como qualquer de nós.
No fundo é simples: Basta-lhe ser ele próprio, sem mascara e sem pose.

A por todas campeon!!! A triunfar !!!

domingo, 11 de julho de 2010

Desde 25/12/09


Obrigado por acharem que vale a pena vir até aqui.
Um abraço.

Aníbal

Sem titulo...


...nem comentário.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

CÁLICE


Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

Como beber
Dessa bebida amarga
Tragar a dor
Engolir a labuta
Mesmo calada a boca
Resta o peito
Silêncio na cidade
Não se escuta
De que me vale
Ser filho da santa
Melhor seria
Ser filho da outra
Outra realidade
Menos morta
Tanta mentira
Tanta força bruta...



Como é difícil
Acordar calado
Se na calada da noite
Eu me dano
Quero lançar
Um grito desumano
Que é uma maneira
De ser escutado
Esse silêncio todo
Me atordoa
Atordoado
Eu permaneço atento
Na arquibancada
Prá a qualquer momento
Ver emergir
O monstro da lagoa...



De muito gorda
A porca já não anda

De muito usada
A faca já não corta
Como é difícil
Pai, abrir a porta

Essa palavra
Presa na garganta
Esse pileque
Homérico no mundo
De que adianta
Ter boa vontade
Mesmo calado o peito
Resta a cuca
Dos bêbados
Do centro da cidade...

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

Talvez o mundo
Não seja pequeno

Nem seja a vida
Um fato consumado

Quero inventar
O meu próprio pecado

Quero morrer
Do meu próprio veneno

Quero perder de vez
Tua cabeça

Minha cabeça
Perder teu juízo

Quero cheirar fumaça
De óleo diesel

Me embriagar
Até que alguém me esqueça



(Chico Buarque/Gilberto Gil

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quem te manda a ti, Sapateiro, tocares rabecão??


Continuo com problemas na publicação de comentários. Acho que uso sempre o mesmo procedimento, mas a verdade é que os comentários não aparecem nos posts, embora apareçam nas iper ligações e na edição de mensagens. Alguns aparecem muito mais tarde, mas outros nem isso.
Vou ter que procurar ajuda.

terça-feira, 6 de julho de 2010

CARENCIADOS ??


Hoje acordei mal disposto, e por muito que tentasse, não consegui suavizar a crueldade do pesadelo que me atormentou durante a noite, como se o calor infernal não bastasse.
Sonhei que todos os das tinha de trabalhar das 8 ás 4, e outras vezes das 4 á meia-noite, para me sustentar e ajudar os filhos, ainda a precisar de algum apoio dos “velhotes”. Até aí tudo bem. Só que no meu sonho, eu tinha também de contribuir para uma catrefada de “carenciados”, que só se levantam ás 10 horas, fazem o pequeno almoço na pastelaria com galões e pasteis de nata, cerveja preta e sandes mistas e coçam os tomates enquanto bocejam e esperam pela hora do almoço, provavelmente no café da esquina. Depois de meia dúzia de minis e outras tantas imperiais, vão até casa ver os resumos do mundial, no seu ecrã Plasma TV.
Se sou assim uma espécie de padrinho destes “carenciados”, deveria dar-lhe um nome. Aliás, todos os que trabalham, deveriam dar um nome aos seus afilhados “carenciados”.
Por acaso acordei antes de ter tempo de baptizar o meu afilhado.
Realmente a gente ás vezes sonha com cada parvoeira…

segunda-feira, 5 de julho de 2010

UMA HISTÓRIA ANTIGA


A minha passagem militar por Angola constitui ainda hoje, motivo para recordar com saudade os momentos de grande companheirismo e solidariedade de grupo que aí vivi.
Quem viveu situações de guerra, sabe da importância de sentir que há um companheiro que nos defende as costas.

Posso dizer que fui um militar que não passou despercebido, e cujos méritos foram reconhecidos e oficialmente louvados. Faço questão de dizer que os meus méritos, se os houve, nada tiveram de heróicos.

O meu único problema disciplinar, ia-me saindo caro, mas fui salvo por ter algum estatuto.
Por muito simples que pareça o meu erro, ele foi considerado grave.

Certo dia, estando eu de "Cabo de dia", competiu-me ser eu o militar que içava a bandeira durante o render da parada.
Quem conhece este cerimonial militar, sabe a importância que tinha, não só protocolar, como do seu significado enquanto demonstração de poder e posse sobre qualquer coisa.

Pois bem, foi num desses dias que inexplicavelmente icei a bandeira de pernas para o ar.
De nada me apercebi e ninguém se atreveu a interromper aquela "movida guerrilheira".

Acabada a cerimónia, dispersaram as forças, e o Cabo Lopes a ser chamado ao Comando, onde ouviu das boas, quase acusado de alta traição.

Não é por acaso que venho falar disto. Hoje ao fazer umas pesquisas no youtube, dei com uma reportagem da SIC sobre uma visita do nosso Presidente à Polónia. Então não é que lá estava a nossa bandeira de pernas para o ar??
Até estes protocolos altamente preparados, falham.
Não sei de o Coronel Mesquita viu esta reportagem, mas se viu, deve ter-se lembrado de mim.

domingo, 4 de julho de 2010

À DESCOBERTA DE SARAMAGO


«Posto diante de todos estes homens reunidos, de todas estas mulheres, de todas estas crianças (sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra, assim lhes fora mandado), cujo suor não nascia do trabalho que não tinham, mas da agonia insuportável de não o ter, Deus arrependeu-se dos males que havia feito e permitido, a um ponto tal que, num arrebato de contrição, quis mudar o seu nome para um outro mais humano. Falando à multidão, anunciou: ¿A partir de hoje chamar-me-eis Justiça.¿ E a multidão respondeu-lhe: ¿Justiça, já nós a temos, e não nos atende. Disse Deus: ¿Sendo assim, tomarei o nome de Direito.¿ E a multidão tornou a responder-lhe: ¿Direito, já nós o temos, e não nos conhece.¿ E Deus: ¿Nesse caso, ficarei com o nome de Caridade, que é um nome bonito.¿ Disse a multidão: ¿Não necessitamos caridade, o que queremos é uma Justiça que se cumpra e um Direito que nos respeite.¿ Então, Deus compreendeu que nunca tivera, verdadeiramente, no mundo que julgara ser seu, o lugar de majestade que havia imaginado, que tudo fora, afinal, uma ilusão, que também ele tinha sido vítima de enganos, como aqueles de que se estavam queixando as mulheres, os homens e as crianças, e, humilhado, retirou-se para a eternidade. A penúltima imagem que ainda viu foi a de espingardas apontadas à multidão, o penúltimo som que ainda ouviu foi o dos disparos, mas na última imagem já havia corpos caídos sangrando, e o último som estava cheio de gritos e de lágrimas.
E todos chegaram à conclusão, fácil, de que falta UM DIREITO QUE RESPEITE, UMA JUSTIÇA QUE CUMPRA.»

José Saramago - 1997

Fonte de pesquisa: IOL Diário

quinta-feira, 1 de julho de 2010

GRANDE IDEIA


“ Não sei para que é que querem gastar dinheiro no TGV se podem perfeitamente oferecer um Porsche a cada português gastando menos ”

(LUÍS CAMPOS E CUNHA)

Só é pena Que V.Exa. não se tenham lembrado quando estava no Governo, mas vale mais tarde que nunca.
Onde é que me posso inscrever?