quarta-feira, 30 de junho de 2010

HERÓI IMPROVÁVEL


No futebol como na vida, nem todos somos iguais. Na vitória e na derrota, os heróis nunca são os mesmos.
Há os senhores da guerra, donos da vitória, mas quando perdem, acham que a culpa nunca é deles, e há simples peões que são a alma do povo.
Coentrão foi unanimemente apontado como o herói improvável, mas confrontado com o seu sol brilhante, disse apenas: "Fui chamado a representar o meu país, e fiz o melhor que pude por esta selecção."
É isso mesmo, Fábio. A vida é feita de pequenos nadas, e o importante é que os que nos calham, os façamos de peito aberto, em nome do que amamos e não em nome de privilégios e egocentrismos.
Perdemos?? Paciência!!! Resta-nos chorar e retirar as pinturas do rosto, com a tranquilidade dos deram tudo o que tinham.

terça-feira, 29 de junho de 2010

SOLIDÃO, vista por Chico Buarque


Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo.....
isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos
que não podem mais voltar..... isto é saudade.
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar
os pensamentos.....isto é equilíbrio.
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente
para que revejamos a nossa vida.....isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado..... isto é circunstância.
Solidão é muito mais do que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa
alma .....


Chico Buarque de Hollanda

segunda-feira, 28 de junho de 2010

EXCESSO DE ZELO?


Ouvi dizer por aí, que algumas pessoas não confiam nos jardineiros da nossa terra, pelo que de vez em quando resolvem levar algumas flores dos locais públicos para casa, para se encarregarem pessoalmente do seu cuidado.
Ao que parece, essas pessoas como altruístas que são, não estão à espera de agradecimentos, pelo que fazem esse trabalho de forma anónima e em surdina sem esperarem nada em troca.
Ora aqui está uma nova forma de voluntariado.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A pergunta fica no ar e é oportuna...


Essa pergunta foi a vencedora num congresso sobre vida sustentável.

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

(Recebido por e-mail)

MICHAEL JACKSON - Um ano depois


Parece que foi ontem, mas já lá vai um ano.
Morreu o musico. O génio e a obra, serão eternos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

LIBERTÉ, EGALITÉ, FRATERNITÉ


Segundo o SOL on-line, uma criança Portuguesa, foi impedida de entrar na Escola, em França, porque envergava uma camisola da nossa Selecção.
A medida é tão absurda, quem nem vou procurar saber as motivações, mas deve ter a ver com o melão com que os Franceses ficaram depois do comportamento deplorável da sua selecção.
Depois dos símbolos religiosos, os imperialistas Franceses, atacam agora os símbolos desportivos.
Provavelmente uma cruz suástica, não levantava problemas.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

AMOLA TESOURAS


Figura de memoria longínqua, arte ancestral que o progresso engoliu e anunciador de proximidade chuvosa, O amola tesouras e a sua tradicional flauta de sons em escadinha, por incrível que pareça, ainda aparece. Hoje andou pelas ruas de Mora.
Quanto poderá custar o amolar de uma tesoura, quando os Chineses e as lojas de bricolage, as vendem novinhas em folha e de todos os tamanhos, por cinco euros?.
Só por simples romantismo, ou dificuldade de se desprender das memórias, o amola tesouras continua a fazer ouvir a sua flauta.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

7-0




Não há fome que não dê em fartura.
Ao que parece, os navegadores estão em posse da carta de marear que levam a uma rota segura.
O homem do leme foi o navegador Tiago, bem secundado pelo marujo Coentrão, que correu barco desde a ré até à proa, durante toda a navegação. Mas toda a tripulação esteve à altura da tempestade.
Cuidado no entanto; Muitas foram as naus que naufragaram com terra à vista.

domingo, 20 de junho de 2010

AS MINHAS DÚVIDAS


Sou aquilo a que se pode chamar "um insatisfeito cultural". Sem qualquer formação académica, sempre procurei saber mais. Acho que todos procuramos saber mais, todos procuramos algo de diferente através de novos saberes. Muitas vezes, nem sabemos exactamente o quê, mas se existe, porque não tentar encontrar?.
É evidente que se eu decido dividir com outros as minhas buscas, sem esconder as minhas limitações, é porque elas não me envergonham, pois que delas não tenho culpa.
A minha forma de ser, leva-me a acreditar que se vive melhor ao lado das pessoas, que afastado delas. Para isso temos que aceitar e respeitar as diferenças. Nesse campo, nunca tive dificuldades. Mas há pessoas que não conseguem viver com a diferença, mas que não se limitam a ignora-la; Precisam de a atacar, de a ofender e de a humilhar. Mas não o fazem à luz do dia. Agem como sombras demoníacas, como nuvens negras carregadas de cobardia e traição.
Tenho pena dessa gente. Nunca serão livres e nunca se livrarão do medo. Caminharão na rua com medo do ruído que vem das suas costas, e terão receio da próxima esquina.
Por mim, continuarei a amar a vida e as pessoas; Continuarei a tentar aprender e compreender tudo o que me rodeia, e continuarei a não aceitar ser castrado nas minhas ideias, nem domesticado nas minhas reacções. Com todas as minhas dúvidas.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORREU SARAMAGO


Morreu hoje o Nobel da literatura de 1998. Foi e será sempre um dos grandes vultos da cultura Portuguesa.
A sua escrita tornou-se de tal forma universal, que foi traduzida em mais de 30 línguas. o seu Nobel deu uma nova visibilidade à língua portuguesa e à sua cultura.
Mas isso não chegou para ser amado por todos os seus pares. Saramago também não era de evitar polémicas, nem em termos políticos nem sociais. Ficaram celebres as suas declarações sobre a Bíblia, que lhe valeram fortes criticas dos Católicos.
Não sou nem de perto nem de longe a pessoa indicada para falar da sua obra, pois a minha cultura a tanto não chega, mas isso não me impede de ter opinião.
Li alguns dos seus livros, mas confesso que não li todos os que comprei. Dos que li, não me apaixonei por nenhum, e tive até por vezes, dificuldade de entender exactamente o que queria dizer.
Considero-o um escritor de intervenção, mas que parecia que escrevia mais para ser lido pelos inimigos do Povo, do que pelo próprio povo. Para quê escrever um ensaio sobre a cegueira, se esse ensaio não é entendido pela cegueira de um povo que não entende palavras caras, quanto mais metáforas complicadas.
Enquanto escritor de intervenção, ficou a dever ao povo uma obra tipo "pegar o touro pelos cornos, e chamar os bois pelos nomes".
Espero que ele me perdoe estas minhas simples opiniões, como eu lhe perdoei por ser contra a Regionalização. e ter apoiado o Dr. António Costa, à câmara de Lisboa.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO



Amanhã vou a Évora protestar.
Vou dizer: NÃO

Porquê?? Por ISTO

quarta-feira, 16 de junho de 2010

"NAVEGADORES"



Para quem inventou o Astrolábio e o Sextante, e com eles venceu ventos e marés, dando novos mundos ao mundo, estes novos Navegadores, nem com GPS lá vão.
A nossa mentalidade, é o nosso Adamastor.

terça-feira, 15 de junho de 2010

VUVUZELAS


É o instrumento da moda no apoio ao futebol. Segundo consta, rende milhões aos seus promotores, e debitam tantos decibéis que está a incomodar os sensíveis tímpanos dos intelectuais amantes do futebol de sofá e mesa de café.
Claro que muito mais soft, é esse monumento à cultura Portuguesa que ouve nos nossos estádios, como "SLB...FILHOS DA PUTA...". Isso sim, é que é arte em movimento.
Claro que eu, na minha ignorância, prefiro as vuvuzelas, que considero instrumento de uso democrático, pois apoia todas as equipas de igual forma, incluindo os "filhos de uma, e os filhos da outra".
Seja como for, espero que quem dobrou o Bojador, o Padrão e a Boa Esperança, dobre com o mesmo êxito Port Elizabeth.
E como acho que o silêncio é quase sempre cúmplice de coisas más, viva a vuvuzela.

domingo, 13 de junho de 2010

UTOPIA, OU TALVEZ NÃO...


Num belo dia em que aqueles-que-comem decidam perceber de onde vem e como nasce a sua comida;
Decidam aprender com os poucos que ainda amam a terra e a cultivam a fazer crescer os seus frutos e como se alimentar deles;
Decidam construir redes entre uns que se dedicam a plantar tomates e cebolas para as fazer trocar pelas batatas e cenouras que outros ajudaram a crescer;
Decidam perceber que no tempo que lhes restar dessa semana de 3 horas de cultivo da terra, uns poderão dedicar-se a ensinar os filhos dos vizinhos a ler ou a aprender matemáticas, outros dedicar-se a cozinhar essas batatas, cebolas e cenouras, e a oferecê-las numa tasca a alguém que traga um bom vinho ou bom pão;
Decidam usar esse tempo para se apropriar das técnicas elementares que lhes permitam acender lâmpadas, ouvir rádio, ver filmes, pôr camionetas a andar com restos de comida, recuperar casas, utilizar até à exaustão todos os objectos, todos os restos, todos os destroços que o capitalismo produziu à custa da anulação da sua vida;
Nesse dia as notas ficarão a apodrecer nos bancos e nas caixas registadoras, e serão papeis duros demais para limpar o cú.

In Bombaliberdade

sábado, 12 de junho de 2010

EUROGENDFOR _ ORDEM PARA OCUPAR


European Gendarmerie Force
«EUROGENDFOR, ORDEM PARA OCUPAR
Existe um EXÉRCITO SECRETO EUROPEU, que também pode ser chamado de FORÇA SECRETA POLICIAL DE INTERVENÇÃO PARA O ESMAGAMENTO DE REVOLTAS NA EUROPA.
Já se encontra dentro da União Europeia, porém apenas muito poucos sabem disso.

A força possui os mais amplos direitos, tem de momento 3.000 homens e responde pelo nome de "EURO GENDFOR (EUROPEAN GENDARMERIE FORCE)", ou seja, TROPA DE POLÍCIA EUROPEIA. O seu comando encontra-se em Vicenza, na Itália, longe do Centro da UE.

Quem deu vida a este projecto foi a Ministra da Defesa Francesa, Alliot-Marie, com o objectivo de mais facilmente esmagar levantamentos populares, como os que têm surgido frequentemente em cidades francesas.
Esta força, já existente, pode agora ser empregue por toda a União Europeia, anulando os direitos nacionais e as soberanias dos Estados Membros!

O Tratado de Velsen (Holanda), decidiu de forma inequívoca, que vai ser um CONSELHO DE GUERRA, que vai decidir sobre a sua actuação. Este conselho compõe-se dos Ministérios de Defesa e de Segurança dos países membros da UE, inclusivamente do país onde vai ser aplicado.

Aos olhos dos observadores trata-se de uma clara manifestação de um DIREITO DE OCUPAÇÃO DA EUROPA. Porque, desde que tenha sido decidido por unidades da EURO GENDFOR a ocupação de edifícios e regiões, ficam estas debaixo da sua alçada, já não podendo sequer ser visitadas pelos organismos oficiais do país a que territorialmente pertencem. De facto, existe assim um DIREITO DE OCUPAÇÃO EUROPEU. Porém, a situação pode vir a piorar ainda mais.

A EURO GENDFOR não possui apenas os direitos policiais, mas também a competência sobre os serviços secretos, e, pode, em estreita colaboração com forças militares, restabelecer a lei e a ordem nas zonas consideradas convenientes. Em caso de necessidade, deve esta tropa possuir todos os direitos e acessos a todos os meios considerados necessários, para executar o respectivo mandato.

Graças à EURO GENDFOR encontram-se os governos europeus à vontade. Desta forma podem ordenar o abrir fogo contra as próprias populações em caso de demonstrações de massas, colocar regiões inteiras sobre quarentena militar e prender os principais cabecilhas, sem ter de chamar militares, ou polícias, da sua própria nação, visto existir o perigo destes se solidarizarem com os revoltosos.

A EURO GENDFOR, por sua vez, graças às suas excepcionais atribuições de direitos civis e militares, não pode ser responsabilizada por ninguém.
Este cenário, que parece incrível, tornou-se agora possível através da entrada em vigor do TRATADO DE LISBOA, que não é mais do que a Constituição da UE sob novo título.
A European Gendarmerie Force (EGF) é uma iniciativa de 5 Estados Membros - França, Itália, Holanda, Portugal e Espanha
Iniciativa de Portugal? Porque nunca ouvimos falar disto antes?

As suas funções são:

- Responder à necessidade imediata de conduzir todo o espectro da acções de segurança civil.

Como?

- Sozinhos ou em cooperação cm as forças militares intervenientes.

Reparem que são uma força multinacional.

O quartel general (HQ) está em Vicenza, Italia e reforçam a prontidão das forças.
Olhem só o objectivo:

O objectivo da EGF goal é providenciar a Comunidade Internacional com um instrumento valido e operacional para gestão de crises, prioritariamente à disposição da EU, mas também de outras Organizações Internacionais, como NATO, UN e OSCE, e suas coligações.

Mas ainda há mais!

Vejam quem é o Comandante da Força!

Português
Coronel Jorge Esteves da GNR
É português?! E nunca passou nas noticias nacionais uma coisa destas?

Segundo o site ele comanda desde 26/6/2009, cargo que deixará em 2011.

É da GNR! Agora se percebe porque é que escolhem a GNR para ir para manutenção de paz (como Bósnia, Timor, Afeganistão, Iraque, etc.) em vez das tropas mais especializadas....
Estão a treina-los em situações reais.

O homem é de Abrantes, tem 52 anos e veio do Regimento de Cavalaria.

Ora bem vamos lá analisar o que podem fazer!
A ní­vel estratégico:

- Fazer policiamento em operações de gestão de crise, com base nas conclusões dos Conselhos de Santa Maria da Feira e de Nice:

http://www.ena.lu/conclusions_santa_maria_da_feira_european_council_1920_june_2000-02-27325%20target
=http://www.ena.lu/conclusions_nice_european_council_7_9_december_2000-02-17960

- Quem pode usar esta Força?

UE, ONU, OSCE, NATO, outras e coligações.

- Quem ordena?

A Estrutura de Comando é a CIMHN (Comité Inter Ministère de Haute Niveau) composta pelos representantes dos responsáveis pelos Ministérios de cada Pais, que assegura coordenação poli­tico-militar, nomeia o Comandante da Força e provisiona-lhe directivas e orientações para o emprego.

Qual a estrutura da Força?

E a nível, táctico quem comanda esta Força ?

- A Força pode ser posta sob o comando quer tanto de autoridades militares como de civis, por forma, a assegurar a segurança publica, ordem publica e o funcionamento pleno das tarefas judiciais.
(Entrega de alimentos, cuidados médicos não interessa!)

- Não é uma força permanente (é só para repor a ordem... a ordem deles, é uma Força de Intervenção).

- A força é formada num máximo de 800 oficiais de poli­cia, em menos de 30 dias. Para quem ainda não perceba como é que funciona, explicamos: existe um HQ permanente em Itália e, quando necessitam, formam uma força e essa é enviada para a crise, depois de fazer o que tem a fazer esta força é desmantelada.

Mas afinal o que é que eles tem a fazer?

- Missões gerais de segurança pública;

- Missões de manutenção da ordem publica, Combate ao crime;

- Investigação criminal (detecção, recolha, analise de informação);

- Processamento, protecção e assistência de indivíduos;

- Controlo de tráfego;

- Desactivação de explosivos;

- Combate ao terrorismo e crimes maiores e outros especializados;

- Armazenamento, gestão, recuperação e evacuaçao de equipamentos, transportes, ajuda médica (não se deixem enganar por este último ponto, pois reparem que não existe distribuição nem de propriamente a ajuda, apenas a organizam);

- Monitorizar e aconselhar a policia local no seu trabalho do dia-a-dia;

- Vigilância do público;

- Policiamento das fronteiras;

- Serviços secretos;

- Protecção de pessoas e propriedades (esta até é cómica! Vamos ver quem são essas pessoas e propriedades...);

- Treino de oficiais de poli­cia e de instrutores. .

Por fim vamos aos símbolos, este é o logótipo da força em questão:

- O mote "Lex Paciferat" (A Lei trará a Paz);

- A espada como cruz invertida;

- O louro maçónico;

- A granada a rebentar (parece uma planta, mas é uma granada e as chamas a sair dela) -

Sendo tudo isto tão interessante porque não passou nos média nacionais e europeus?» (sic)


Tirado DAQUI

sexta-feira, 11 de junho de 2010

AÍ ESTÁ O MUNDIAL


Para os amantes do futebol, começa hoje um período de grandes emoções. Não só pela nossa Selecção, mas também porque estão presentes todos os grandes génios da modalidade, ao mesmo tempo que se espera o surgimento de novos "Deuses".
Como sabem, a Spor TV transmite todos os jogos, mas deixo-vos aqui o calendário das transmissões em sinal aberto.
BOA SORTE PORTUGAL.

Jogos do Mundial em canal aberto

11 de Junho
África do Sul-México, 15:00, RTP

12 de Junho
Inglaterra-Estados Unidos, 19:30, RTP

13 de Junho
Argélia-Eslovénia, 12.30, RTP
Alemanha-Austrália, 19:30, RTP

14 de Junho
Japão-Camarões, 15:00, SIC
Itália-Paraguai, 19:30, SIC

15 de Junho
Nova Zelândia-Eslováquia, 12:30, SIC
Costa do Marfim-Portugal, 15:00, RTP
Brasil-Coreia do Norte, 19:30, RTP

16 de Junho
Honduras-Chile, 12h30, SIC
África Sul-Uruguai, 19:30, RTP

17 de Junho
Argentina-Coreia do Sul, 12:30, SIC
França-México, 19:30, RTP

18 de Junho
Eslovénia-EUA, 15:00, SIC
Inglaterra-Argélia, 19:30, SIC

19 de Junho
Holanda-Japão,12:30, SIC
Gana-Austrália, 15:00, SIC

20 de Junho
Eslováquia-Paraguai, 12:30, SIC
Brasil-Costa do Marfim, 19.30, RTP

21 de Junho
Portugal-Coreia do Norte, 12:30, RTP
Chile-Suiça, 15:00, SIC

22 de Junho
México-Uruguai, 15:00, RTP
França-África do Sul, 15:00, SIC
Nigéria-Coreia do Sul, 19:30, SIC

23 de Junho
Estados Unidos-Argélia, 15:00, RTP
Austrália-Sérvia, 19:30, SIC
Gana-Alemanha, 19:30, RTP

24 de Junho
Paraguai-Nova Zelândia, 15:00, RTP
Dinamarca-Japão, 19:30, SIC
Camarões-Holanda, 19:30, RTP

25 de Junho

Portugal-Brasil, 15:00, RTP
Suíça-Honduras, 19:30, SIC

terça-feira, 8 de junho de 2010

CAMINHOS


Julgo que todos nós, os que vêm aproximar-se o Outono da vida, e cujas benesses da juventude vão ficando cada vez mais longe, temos momentos de intensa nostalgia que nos trazem à memória vivências saudosas e lembranças dos lugares felizes. Eu sou assim uma espécie de vitima desse tipo de sentimentos.
Talvez por viver fora da minha terra, e de me ter desligado dela mais do que devia, as minhas lembranças sejam um misto de saudade e culpa, que agora me empurram para um reencontro.
Foi assim que no ultimo Domingo, resolvi voltar mais uma vez aos caminhos velhos.
Mas se pretendia matar saudades, apenas abri feridas.
É certo que os caminhos são agora estradas alcatroadas, mas já não levam aos meus locais de sonho.

A minha Escola, onde aprendi a ler, e a ter as primeiras noções de álgebra, é agora um edifico deprimente e abandonado. O murete que separava as duas salas, está desaparecido no meio de ervaçal e mato alto. Dos canteiros de flores, rodeados com pedrinhas, nem rasto. O portão do pátio está aberto, sinal de que já não guarda mais saberes.
A minha Escola já não existe, e nem imaginam como isso dói.

Depois fui visitar o “meu” Monte. Está mais bonito sem duvida, mas afastou-se das minhas lembranças.
Diferente estão a “minha” horta e as hortas dos meus vizinhos: Não existem.
No seu lugar há agora uma selva imensa. Como é possível? O que é feito daquelas terras produtivas, que davam de comer a tantas famílias? Hortas maravilhosas como a minha, a do ti David, a ti Zé do moinho, pai do meu querido e inesquecível amigo “Cagadaia”? Mais acima, a do ti Rogério, pai do Victor?. O que é feito dos laranjais e das figueiras?. E do poço, do tanque e da nora, que todos os dias eram usados?.
O que fizeram com os meus sonhos? O que vou fazer com as minhas lembranças?.
Dizem que na natureza nada se perde e que tudo se transforma. Mas acho que nem tudo se transforma para melhor, e também não sei se tenho vontade de voltar aqueles lugares.
Uma parte de mim, chegou ao fim da linha.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

INCONGRUENTE


Quis abraçar o arco-celeste
Mas dei de caras com atormenta
Tudo o que então disseste
O meu coração agora lamenta

Pareces não entender
Ou talvez não queiras ver
A passadeira que te estendo
As páginas vivas que escrevo
São a face visível do degredo
Da forma como vou vivendo

Esse olhar que intimida
Esconde um fogo em extinção
A tua ambição desmedida
Vai ser a tua perdição

Esta súbita odisseia
De um coração que anseia
Por morar em casa certa
É uma prisão natural
De transparência vitral
Mas onde o amor não penetra

Como doem os pecados meus
Tão feitos de mudança
Se decerto dói o adeus
Não menos dói a vingança

sábado, 5 de junho de 2010

UMA TREMENDA INJUSTIÇA


Este foi um episódio que me marcou de forma definitiva, e que ainda hoje recordo nos seus mais ínfimos pormenores, mesmo cinquenta anos depois.
Por aqueles tempos, eu passava largas temporadas em casa dos meus avós. Naturalmente percorria aqueles montes em busca de outras crianças, para com elas poder brincar. Um dos meus companheiros de diversão, morava no monte antes do Vale Ladrão. Era um menino mimado que vivia debaixo da protecção constante da Madrinha, pessoa para quem o menino era intocável, qual flor de estufa frágil, e que antes da brincadeira começar, era sujeito a um monte de conselhos sobre sobrevivência.
No entanto não tinha até então, razão de queixa da maneira como era recebido. Recordo-me que a tal madrinha se chamava Sanita, não por qualquer conotação especial, mas em consequência do diminutivo de Conceição.
Pois bem, certo Domingo, estando eu no Pátio da Igreja da Farinha Branca, brincando com outros moços, eis que surge a Sanita, e na presença de toda a gente, me acusa de ter vilmente enganado, coitadinho dele, o seu inocente afilhado, ao ter-lhe dado um reles pardal do telhado, em troca por um brinquedo caro, que eu nem cheguei a saber qual era.
Todas as pessoas que ouviram a acusação saíram em minha defesa, pois nunca se ouvira dizer que eu fosse criança de mexer em nada, e era conhecido por ser educado e respeitador. Retorquiu a Sanita que não se tratara de um roubo, mas de uma troca abusiva, já que o seu afilhado era uma criança mais nova e ingénua.
Eu não tive qualquer reacção, não consegui articular palavra para me defender, e acabei por me afastar como culpado.
Atrás da Igreja chorei a minha revolta. O Manel Ramalho foi o único que me viu chorar, e esteve ao meu lado.
A minha Mãe quando teve conhecimento do caso, foi ter com a Sanita para pedir explicações. Nessa altura o tal brinquedo já tinha aparecido destruído debaixo de um móvel qualquer, ali escondido pelo menino ingénuo e inocente que eu enganara. Mas a dita Sanita, nunca me procurou para pedir desculpa da falsa acusação que publicamente me fizera.
Nunca mais consegui gostar daquela gente, e procurei não lhes por os olhos em cima.
Cinquenta anos depois, continuo a achar que foi uma acção miserável.

terça-feira, 1 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DO LEITE


Neste sucedâneo de coisas e loisas,acontece hoje o inicio da época balnear, o dia mundial da criança e o dia mundial do leite.
Ora este último, não conhecia mas acho muito bem. Afinal o leite é importante desde o dia em que nascemos. Aliás, em altura de vacas magras, é bom que se fale dos que andam a "mamar". Não me refiro aos que de pleno direito mamam nas maminhas da mamã, mas aos que "mamam" à custa dos que dão o cabedal das 8 ás 5, mais coisa menos coisa. E o pior é que o voraz apetite dessa vampirada, é insaciável.
"...eles comem tudo e não deixam nada."