domingo, 31 de janeiro de 2010

PENSAMENTOS



-O homem de bem exige tudo de si próprio.
O homem medíocre espera tudo dos outros.

-Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês.

-Não corrigir as nossas faltas, é o mesmo que cometer novos erros.

-Não te ponhas tão grande, a ponto de pensar e ver os outros menores que tu.

-Muito sabe quem conhece a sua própria ignorância.

-Nunca faças apostas;Se sabes que vais ganhar, és um patife. Se não sabes, és um tolo.

-Onde há justiça, não há pobreza.


(Recebido por e-mail)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LICENÇA PARA ROUBAR



O facto de ser um militar de Abril não me dá nenhum tipo de previlegios,mas da-me maior motivação para me indignar contra verdadeiros roubos e atentados à dignidade das pessoas. Chego mesmo a questionar-me se valeu a pena, ou a quem valeu a pena.
Vamos à história:
O meu ultimo carregamento TMN, foi de 25 euros.Fiz no máximo duas chamadas rápidas, pois uso muito pouco o telemóvel, mas a mensagem de hoje não deixava duvidas; o meu saldo era inferior a um euro. Liguei para o 1696 a pedir explicações. Hei-las: Eu estava a beneficiar de um serviço prestado por um cliente da TMN (62960)que me cobrava 2 euros por mensagem, mesmo que eu não as abrisse. A mensagem era sempre a mesma:"Ainda estás em jogo para ganhar uma prenda de Natal blá blá blá...)
Acontece que eu não aderi a nada destas tretas, por isso tenho o direito de considerar roubado. Tentei contactar o tal prestador de serviços, mas a corja (707309333)só responde através de mensagem gravada.
Como é possível isto acontecer? como é possível que este País permita e proteja tal corja de ladrões? Se é um roubo legal, vou queixar-me a quem? Recebi dezenas dessas mensagens. Quem me devolve o meu dinheiro? Como pode a TMN este tipo de ligações?.
A TMN é conivente, por isso culpada.Então isto não é uma forma de terrorismo?.
Prefiro as FP25.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O ANTI PATRÃO



-"O Primeiro Ministro telefona demasiadas vezes".
Depois queixa-se das escutas.

-"Cavaco é um ditador".
Também já tinha ouvido dizer.

-"Os empresários têm muita força, mas os trabalhadores, têm mais".
Ao que parece, só os trabalhadores é que não sabem disso.

"Nenhum Empresário honesto se junta a qualquer associação patronal".
Essa é forte. Eu não diria tanto.

Quem hostiliza assim o poder, tem que estar bem encostado. Mas duvido que mais tarde ou mais cedo, não apareçam facturas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

QUANDO ME AMEI...




Quando me amei de verdade,
compreendi que em qualquer circunstância,
eu estava no lugar certo, na hora certa,
no momento exacto.

Quando me amei de verdade,
pude perceber que a minha angustia,
o meu sofrimento emocional,não passava de um sinal
de que estou indo contra as minhas verdades.

Quando me amei de verdade,
parei de desejar que a minha vida,
fosse diferente.
Comecei a ver que tudo o que acontece,
contribui para o meu crescimento.

Quando me amei de verdade,
comecei a perceber como é ofensivo,
tentar forçar alguma situação, ou alguém,
apenas para realizar aquilo
que desejo, mesmo sabendo que não é o momento,
ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.

Quando me amei de verdade,
desisti de querer ter sempre razão e,
com isso errei menos vezes.

Não devemos ter medo dos confrontos.
Até os planetas se chocam, e do caos,
nascem as estrelas.

(Charles Chaplin)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SOLIDARIEDADE



Enquanto admirador do fenómeno desportivo,apraz-me o facto de o desporto dizer presente, quando se impõe a solidariedade como forma de combate ao desfavor social,ou às situações de catástrofe.
A Fundação Benfica associa-se ao facto e organiza um jogo contra a pobreza e as vitimas do sismo no Haiti.
Muitos são os felizes contemplados com a arte do jogo da bola, que hoje descem ao palco da Catedral Lampionica. Fica-lhes bem o gesto, mas melhor lhes ficaria ainda, se não se limitassem à sua presença, mas que acrescentassem uma acção mais efectiva. Um mês dos seus rendimentos, mataria a fome a mil Haitianos.
Talvez fosse possível, se se lembrassem que são apenas filhos da sorte, e que pouco fizeram por isso.

domingo, 24 de janeiro de 2010

A FONTE


Corri no mato
rasguei o fato
procurei a fonte
escondida pela carqueja
não há quem a veja
nem quem a encontre.
Mas sei que existe
e ficarei triste
se não encontrar a fonte.
A sede que sinto
diz-me o instinto
não é fácil de saciar.
Só a água dessa fonte
depois que a encontre
a poderá matar.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SÁ PINTO vs LIEDSON



O facto de ser Benfiquista, não me impede de me interessar pelo que se passa na casa dos rivais.
Sá Pinto sempre foi pessoa complicada, problemática e até com laivos de arruaceiro, que nem sempre a sua inegável classe de futebolista conseguia disfarçar. Mas é mais Sportinguista que mil Liedsons juntos.
Não posso deixar de fazer a comparação Sá Pinto vs Rui Costa: Alguém imagina o Rui a sair do Glorioso por impor, mesmo que a murro, respeito pela "Torcida"Benfiquista? Nem que fosse Saviola+Aimar+Luisão+Etc. e tal.
O Sporting trocou um General com futuro, por um guerrilheiro a quem as munições estão a acabar. Não fico admirado se vier a arrepender-se amargamente.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DE VOLTA



Claro que vocês não sabem, mas estive sem net durante vários dias, e portanto afastado do Blog. O meu PC estava bastante adoentado, pelo que tive de o levar ao Sr. Dr. dos PCs.
Com esta ausência forçada, cheguei à conclusão de que estou mais dependente do computador do que me parece razoável para quem tem 57 anos, e não o usa como forma de trabalho, mas apenas como forma de busca de informação e entretimento.
Sempre achei que os analfabetos do futuro, serão os que não sabem usar um computador, por isso faço questão de tentar não contribuir para essa estatística negativa. Só não contava estar tão "agarrado" à coisa.
Embora já tenha ultrapassado a fase das redes sociais, que acho que não me trazem nada de novo,continuo a não dispensar as visitas diárias aos Blogs Gloriosos, especialmente o Anti-Tripa e a Tertúlia, aos fóruns da margem direita do Sôr, e naturalmente à Blogosfera local.
Claro que também navego por vezes à toa. Os meus "favoritos" têm mais de 60 endereços, entre eles alguns Blogs de referência, onde sempre se aprende qualquer coisa, e se descobre também algumas deficiências mentais de pessoas com pose de intelecto, mas mais próximas do lixo que do luxo.
Seja como for, já não passo sem a "Rede". A tal ponto que recentemente sonhei que tinha naufragado numa ilha deserta, e era o único sobrevivente. Pois dei comigo armado em Robinson Crusoe, mas em vez do fiel Sexta-Feira, tinha como companhia, um computador.

sábado, 9 de janeiro de 2010

HOSPITAL DE ÉVORA



Hoje acompanhei a minha esposa ao Hospital do Espírito Santo, onde fez uma pequena cirurgia, dita de ambulatório, ou seja das que ao fim de duas horas, o doente tem alta.
A maneira como os doentes e os seus acompanhantes são recebidos, merece-me os mais rasgados elogios. Desde a funcionária administrativa, ás assistentes, ás enfermeiras, aos médicos e até ao pessoal de segurança, todos mostraram uma enorme simpatia, e disposição para ajudar, esclarecer e apoiar.
Se pensarmos que são pessoas que não nos conhecem de lado nenhum, teremos de concluir que para alem da capacidade profissional e cientifica de uns e outros, a que naturalmente estão obrigados, há muito de humanismo e respeito por quem sofre.
Podem dizer que é apenas um direito que nos é devido. Pois é. Mas também nos é devido noutros sítios.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

REVANCHE



Manuela Moura Guedes foi aceite como assistente no processo face oculta, onde o 1º Ministro tem uma envolvência pouco clara.
A jornalista diz ter em posse elementos que podem ajudar as investigações. Segundo MMG,"o seu objectivo é ajudar na procura da verdade".
Toda a gente sabe que para ser santinha, a Manuela apenas falta a aureola, e que tudo isto nada tem a ver com o facto de Sócrates ter dinamitado o seu Telejornal na TVI.
O circo continua a montar tenda.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

SER POETA É SER MAIOR



Não me chames de poeta
É injusto para os que são.
Não conhecer a medida certa,
É o mal da Nação.
-
Ser poeta é ser Neruda, é ser Vaz
Ser Aleixo ou Machoqueira.
Eu sou apenas o que faz
Uns versos à sua maneira.
-
Hei-de ter um palácio na lua
Onde farei morada certa,
Todos visitarão a minha rua,
E então serei poeta.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

RESTAURADOR OLEX



O pessoal da minha geração, ou próximo dela,lembram-se certamente deste milagroso colorex.Era acompanhado na TV por este dialogo:"Um preto de cabeleira loira, ou um branco de carapinha, não é natural nem fica bem. O que é natural e fica bem, é cada um usar o cabelo com que nasceu".
À luz dos tempos actuais, este dialogo seria considerado discriminatório, preconceituoso e racista.
Nos dias de hoje, dir-se-ia que o que é natural e fica bem, é cada um usar o cabelo como muito bem entender. O que também pode ser discriminatório para os carecas.
Vem tudo isto aproposito da recente polémica que envolve a lei do casamento entre homossexuais.
Sempre me considerei uma pessoa sem preconceitos, e a favor das liberdades licitas e democráticas. Sempre procurei estar de acordo com os novos tempos e não perder o comboio da modernidade.
É por isso que chego a sentir vergonha da dificuldade que tenho em compreender e aceitar tudo o que se reivindica para a situação.
Não questiono o direito a "amarmos quem nós quisermos", nem o ponho em dúvida. Apenas não consigo assimilar o conceito.
Acho que tudo isto se deve a uma educação ultra conservadora a que a minha geração esteve sujeita desde a escola, a igreja e o serviço militar, onde a homossexualidade era crime punido pelo famoso RDM.
Juro que me esforço para entender, não só o amor entre pessoas do mesmo sexo,mas principalmente as suas consequências, como por exemplo, a adopção.
Espero que os meus receios sejam apenas fruto da minha ignorância.
Quem me conhece, sabe que a minha área politica é a esquerda efectiva, mas se fosse deputado, votaria o projecto do PSD.

domingo, 3 de janeiro de 2010

CONTADOR



Claro que não é ao Alberto que me refiro, mas sim ao contador de visitas.
Nunca foi coisa que me despertasse grande interesse, tanto mais que este Blog foi principalmente uma aventura pessoal, num campo que não dominava nem domino, mas que me desperta enorme curiosidade.
Mas alguns amigos começaram a "picar-me":"ah e tal, tás ás moscas". Ora eu quero lá saber que esteja ás moscas, mas comecei a pensar que era curioso saber quantas eram as moscas que tinham a santa paciência de me aturar. Vai daí, pimba; Um contador.
Instalado no dia de Natal, pelas 14 horas.
Já lá vão portanto 10 dias. Neste momento tenho 430 visitas.
Para um Blog pessoal, não temático, sem futebol nem polémica e da autoria de um quase anónimo, não direi que as moscas são muitas. Direi sim, que tenho muitos amigos. E isso da-me uma enorme satisfação e tranquilidade.

sábado, 2 de janeiro de 2010

POEMA DO SILÊNCIO



A semana passada, numa sala de literatura, um Professor de literatura sustentava que não há arte se não há nenhuma habilidade, e que também sem a contribuição de tantas pessoas, pequenas que sejam, mas significantes, a poesia inevitavelmente morre.
Será que o que lhe envio é uma contribuição pequena?. Talvez. Mas para mim é muito significativa.
A autora é uma amiga que conheci através Web. Gostava de dedica-la de modo especial aos que gostavam de um pouco mais de silêncio na sua vida.

Irene


"Preciso de silêncio
como você que lê com o pensamento
não em voz alta.
O som da minha própria voz
agora seria barulho.
Não palavras, mas só barulho perturbador
que me distrai do pensar.

Preciso de silêncio.
Saio pelas ruas e as mesmas pessoas
que conhecem o meu reportório,
desorientadas pelo meu rápido Bom Dia,
talvez pensem que estou com pressa.
No entanto eu só preciso de silêncio.

Tanto falei, falei muito; chegou o tempo de calar
para apanhar os pensamentos
felizes, tristes,doces, amargos.
Tem tantos desses dentro de nós.

Os verdadeiros amigos, poucos, apenas um?
sabem como também escutar o silêncio,
sabem esperar, entender.
Quem de mim ouviu tantas palavras
e não quer mais ouvir,
tem nessecidade como eu de
silêncio."

(Giovanna Amenta)